Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 282-1

Poster (Painel)


282-1

Aplicabilidade de Uma Ferramenta de Transferência de Cuidados no Centro Cirúrgico

Autores:
Rayana Sebastião Behenck1, Quelen de Lima Koboldt1, Carolina Borba Rizzi1, Maria Anobes Bonet Grespan Fagundes 1, Eliane Réus Farias1
1 HMV - Hospital Moinhos de Vento

Resumo:
INTRODUÇÃO

O alto fluxo de informações e de atividades, associado ao grande número de profissionais de diferentes equipes, torna o processo de comunicação em Centro Cirúrgico muito dinâmico e complexo¹. Nesta perspectiva, o compartilhamento de informações é essencial para uma continuidade da assistência, e a falta de alinhamento na comunicação contribui para falhas no atendimento, tornando propícia a ocorrência de eventos adversos¹. Para melhorar a eficiência, obter melhores resultados e minimizar os eventos adversos é necessário que a comunicação sobre o cuidado do paciente seja precisa e completa². Esta transferência de dados realizada entre as trocas de plantões está diretamente ligada com o processo de repassar informações essenciais sobre o paciente, sendo esta uma responsabilidade do técnico de enfermagem, devendo elencar elementos indispensáveis para uma assistência contínua³.



OBJETIVOS

Relatar a implementação de um instrumento de transferência de cuidados entre a equipe de técnicos de enfermagem (circulante e instrumentador)  no centro cirúrgico.



MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, na qual se descreve o processo de implementação de um instrumento de transferência de cuidados entre técnicos de enfermagem em um centro cirúrgico (CC). Utilizou-se um plano piloto,  por um período 30 dias, onde foi possível identificar possíveis melhorias e ajustes no modelo, padrão e na sistematização das atividades da equipe de enfermagem. O presente estudo foi desenvolvido no CC de um hospital privado de Porto Alegre - RS. Este possui 17 salas cirúrgicas, e realiza uma média de 2000 cirurgias/mês.



RESULTADOS

Elaborou-se um modelo de passagem de plantão, com duas categorias   divididas em assistenciais e documentos necessários para o cuidado pós-operatório. Identificou-se também que além da passagem de plantão entre turnos, era necessário repassar informações cruciais do paciente entre os intervalos realizados pela equipe. Neste âmbito, e por se ter vários dados descritos e repetidos no instrumento procurou-se estabelecer ordem com numerações e cores para realçar e guiar o colaborador, através de um passo a passo no preenchimento do mesmo. Estabeleceu-se também uma etapa de check list de equipamentos, para conferência com dupla checagem entre a equipe na passagem de plantão. Durante o projeto piloto identificou-se que este documento deveria ser de fácil preenchimento, a fim de otimizar o tempo durante as atividades do técnico de enfermagem.



CONCLUSÃO

Na realização deste estudo piloto, com a participação e engajamento da equipe de enfermagem para modelo de passagem de plantão, observou-se uma diminuição do retrabalho no processo de conferência dos documentos e equipamentos. Concluiu-se que o padrão na troca de informações e a clareza da comunicação garante a qualidade da assistência e a segurança do paciente.



Palavras-chave:
 Comunicação, Continuidade da Assistência ao Paciente, Enfermagem de Centro Cirúrgico