Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 277-1

Poster (Painel)


277-1

Avaliação do paciente na Sala de Recuperação Pós-Anestésica: revisão integrativa

Autores:
FIAMA CHAGAS NUNES1, ANA LÚCIA DE MATTIA1
1 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAL

Resumo:
INTRODUÇÃO

A American periOperative Room Nurses recomenda que os cuidados pós-anestésicos devem incluir a monitorização dos aspectos fisiológicos, bem como que os critérios de alta devem ser precisos para todos os pacientes. Atualmente, tem-se incentivado a criação de instrumentos de registro baseados em evidências, com a finalidade de garantir uma anotação correta dos dados dos pacientes, facilitar a visualização das informações deste, e a continuidade da assistência, minimizando a ocorrência de determinadas complicações a partir da identificação precoce de alterações hemodinâmicas.



OBJETIVOS

Analisar as evidências dos instrumentos existentes para avaliação do paciente na Sala de Recuperação Pós-Anestésica



MÉTODO

Revisão integrativa da literatura, a qual  foram incluídos trabalhos publicados entre 2009 e 2018, indexados na Biblioteca Virtual em Saúde que continham em seus resumos e/ou títulos os descritores “sala de recuperação”, “período de recuperação da anestesia”, “período pós-operatório”, “enfermagem em pós anestésico”, “estudos de avaliação”, “avaliação em enfermagem” e “inquéritos e questionários” e as seguintes palavras-chave: “recuperação pós-anestésica”, “questionário”, “questionários” e “escala”, nos idiomas inglês, português e espanhol, bem como os trabalhos selecionados deveriam estar publicados nestes três idiomas.



RESULTADOS

Foram encontrados 717 estudos, selecionados 24, os quais foram lidos na íntegra, e amostra final foi composta por nove estudos, que respondiam à pergunta da pesquisa. Segundo a base de dados, quatro são indexados na base de dados PubMed e cinco na Scientific Electronic Library Online. No que se refere ao ano de publicação, oito estudos são de 2013 a 2018 e, um no ano de 2010. Todos estudos com abordagem quantitativa, sendo que quatro disponíveis no idioma inglês e cinco em português. Cada estudo descreve uma escala de avaliação, aplicada ao paciente na Sala de Recuperação Pós-Anestésica, sendo que uma aborda aspectos físico-biológicos gerais do paciente, cinco avaliam aspectos neurológicos, uma náusea e vômito e três avaliam a dor.  Das nove escalas analisadas, apenas uma aborda mais de um aspecto a ser avaliado no paciente, mas não possui aplicação exclusiva ao paciente em Sala de Recuperação Pós-Anestésica e não contempla todos os elementos necessários para avaliação do paciente.



CONCLUSÃO

Não foi encontrado um instrumento de avaliação validado, que contemple todos os elementos recomendados para avaliação do paciente na Sala de Recuperação Pós-Anestésica, portanto conclui-se que  ainda não há um consenso do melhor instrumento para avaliação do paciente durante este período e que garanta que este esteja em condições ótimas para alta da Sala de Recuperação Pós-Anestésica.  Sugere-se que sejam realizadas pesquisas para construção e validação de uma escala que possa garantir fidedignidade na avaliação do paciente no período de recuperação anestésica.



Palavras-chave:
 Sala de Recuperação, Avaliação em Enfermagem, Inquéritos e Questionários