Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 276-1

Poster (Painel)


276-1

Parceria entre Central Material e Esterilização e Laboratório de Habilidades no ensino de enfermagem

Autores:
Patricia de Souza2, Cristiane de Lion Botero Couto Lopes1, Carla Moraes1
1 HU - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP, 2 EEUSP - Escola de Enfermagem da USP

Resumo:
INTRODUÇÃO

O Centro de Material e Esterilização (CME) é uma unidade de apoio técnico, tem por missão prover todos os serviços assistenciais e de diagnóstico de produtos para a saúde (PPS) processados, garantindo a quantidade e qualidade necessárias para uma assistência segura1. O processo de trabalho do Enfermeiro em CME, além de constituir em um serviço da área da saúde, também é classificado como cuidado. Assim, para executá-lo, o Enfermeiro necessita de conhecimentos específicos sobre a diversidade

de materiais, equipamentos e forma de processá-los e, por consequência, garantindo produtos seguros para a assistência ao paciente2. Neste sentido, para que o estudante de enfermagem absorva melhor todo esse conhecimento, tem-se utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem em saúde a simulação clínica que é um método eficaz que objetiva desenvolver nos estudantes, habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais por meio do uso de simuladores em um cenário de ensino similar ao encontrado num

ambiente real de assistência, controlado, no qual o aluno tem a oportunidade de realizar procedimentos até aquisição da habilidade ou competência, bem como, desenvolver confiança, destreza e segurança3. Desta forma, para aprimorar a qualidade dos cenários em ambiente de laboratório e proporcionar o treinamento dos estudantes por meio da simulação clínica, o Centro de Material e Esterilização do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (CME HU-USP) têm contribuído de maneira significativa na doação de materiais e equipamentos para a realização das atividades realizadas no Laboratório de Habilidades em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (LabHabEnf EEUSP), conforme descrito pelas enfermeiras supervisoras do estágio e enfermeira supervisora das atividades de simulação em laboratório.



OBJETIVOS

Relatar a experiência das enfermeiras da CME HU-USP quando recebem os alunos do curso de graduação da EEUSP após realizarem atividades de simulação no LabHabEnf, conforme as rotinas, materiais e cenários similares à unidade campo de estágio e da enfermeira responsável pelas atividades de simulação em laboratório do LabHabEnf - EEUSP.



MÉTODO

Relato de experiência. As enfermeiras da CME do HU-USP e a enfermeira do LabHabEnf da EEUSP relataram a experiência de como perceberam o comportamental e atitudinal dos estudantes dos 5º e 6º semestres do curso de graduação em enfermagem na unidade CME após treinamento prévio em simulação no LabHabEnf com materiais cedidos e cenários similares aos do campo de prática.



RESULTADOS

As enfermeiras relataram como positivo o treinamento dos estudantes previamente ao contato com o campo de prática pois perceberam diminuição da ansiedade do aluno bem como contaminação dos materiais, visto que treinaram num ambiente semelhante e portanto, o cenário não era desconhecido. Além disso, perceberam que ocorreu aumento significativo referente à segurança do estudante no que se refere à tomada de decisões no campo e melhor envolvimento e iniciativa dos mesmos comparado à outros grupos sem treinamento prévio.



CONCLUSÃO

Destaca-se a parceria entre o Centro de Material e Esterilização do Hospital Universitário da USP e o Laboratório de Habilidades em Enfermagem da EEUSP no sentido de trabalharem alinhados ao Programa de Graduação, proporcionando ao estudante experiências de aprendizado integradas ao programa pedagógico das disciplinas. Além disso, a contribuição das enfermeiras da CME em fornecer materiais e equipamentos para o treinamento dos estudantes no LabHabEnf, proporcionou a montagem de cenários de simulação mais realísticos. Desse modo, consideramos a experiência de colaboração bem-sucedida, devendo ser ampliada em outras disciplinas.



Palavras-chave:
 Centro de Esterilização, Enfermagem, Treinamento por Simulação