Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 274-4

Poster (Painel)


274-4

Matriz de risco de dispositivos médicos não estocáveis em um centro de materiais e esterilização

Autores:
Sara Satie Yamamoto1, Daniela Silva Dos Santos Schneider 1, Crislaine Pires Padilha Paim 1, Glaunise Pauletti Hebling Guimaraes 1, Zuleimar Melo Da Silva 1, Ana Karina Silva Da Rocha Tanaka 2
1 HCPA - Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
INTRODUÇÃO

A gestão de riscos é o processo de identificação, avaliação, análise e gestão de todos os riscos e incidentes, em todos os níveis da organização, e a reunião dos resultados a um nível corporativo, facilitando a definição de prioridades e a melhoria da tomada de decisão, a fim de se alcançar o equilíbrio ideal do risco, benefício e custo1-2.



OBJETIVOS

Descrever a classificação dos riscos de procedimentos cirúrgicos com ausência de dispositivos médicos por meio de uma matriz de risco e justificar o controle rigoroso de pedidos de compras pelo enfermeiro e administrador.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência da elaboração de uma matriz de risco para justificar o controle rigoroso do enfermeiro do centro de materiais e esterilização (CME) e administrador dos pedidos de compra de dispositivos médicos, não estocáveis no almoxarifado de um hospital universitário do Rio Grande do Sul. Este estudo é integrante de projeto aprovado pelo comitê de ética da instituição, CAAE 702207717.4.0000.5327.



RESULTADOS

O controle de dispositivos não estocáveis é realizado pelo enfermeiro do CME, ele faz o controle semanal do estoque e atualiza planilha de controle destes dispositivos. Esta planilha é compartilhada com o administrador da área cirúrgica e faz a solicitação das compras de acordo com o informado pelo enfermeiro. Apesar do controle rigoroso de ambas áreas, os motivos que podem ocorrer o desabastecimento e que foram identificados são: mudança de fornecedores, falha na comunicação entre área de compras e recebimento de suprimentos ou entre enfermeiro e administrador. Todos os dispositivos médicos não estocáveis foram classificados como risco gravíssimos para cirurgias quando há ausência dos mesmos. A matriz de risco demonstra risco extremo ao ser calculado as probabilidades dos fatores x a ausência dos dispositivos.



CONCLUSÃO

O programa de segurança do paciente, na área de relato e aprendizagem promove ferramentas valiosas de notificação, análise, investigação e abordagens que identificam fontes e causas de riscos, propiciando a realização de ações de aprendizado e prevenção de eventos adversos. Uma dessas ações é a matriz de risco, desta forma foi constato os riscos iminentes de uma rotina burocrática relacionada à rotina assistencial do enfermeiro do CME e ações de melhorias na comunicação entre as áreas foram tomadas para minimizar transtornos para os pacientes no transoperatório.



Palavras-chave:
 Gestão de Risco, Equipamento, Controle de Qualidade