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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 273-2

Poster (Painel)


273-2

Estratégias de melhoria no atendimento assistencial para garantir a satisfação da equipe médica no bloco cirúrgico

Autores:
Ana Lucia Silva Mirancos da Cunha1, Amanda Daniela Pereira Belinelo1, Gisele de Melo Cavalcanti1, Raquel Cunha dos Santos1, Andre Roberto de Lima 1, Juliana Schopp1
1 BP MIRANTE - Hospital Beneficência Portuguesa Mirante

Resumo:
INTRODUÇÃO

A satisfação no trabalho consiste em sentimento de bem-estar resultante da interação de vários aspectos ocupacionais, podendo influenciar a relação do trabalhador com a organização, clientes e família. Torna-se importante, para a qualidade da assistência de enfermagem, reflexão aprofundada sobre esse tema. Com a chegada à Instituição de novas equipes médicas sentimos a necessidade de adequar e melhorar o atendimento para fidelização dos mesmos, devido aos altos índices de queixas das equipes médicas sobre disponibilidade de instrumentais, acessórios cirúrgicos e o desconhecimento da equipe de CC/CME das necessidades individuais de cada equipe.  



OBJETIVOS

  • Melhorar a satisfação no atendimento prestado á equipe médica no bloco cirúrgico.


MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência, realizado na unidade de centro cirúrgico de um Hospital de grande porte, localizado na cidade de São Paulo. Essa unidade é constituída por 7 salas cirúrgicas.

 O estudo foi realizado entre o período de março de 2018 à maio de 2019. Utilizamos a ferramenta de qualidade Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa que é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos.

 



RESULTADOS

Para atender as principais queixas das equipes médicas, elaboramos um instrumento de coleta  de dados  qualitativo  onde foi possível o cirurgião relatar as suas dificuldades com as diversas áreas que atendem o procedimento e também elogiar se fosse o caso.

Os principais apontamentos para melhoria do CME:

  • Excesso de caixas de instrumentais cirúrgicos em sala operatória e  caixas não padronizadas.
  • Necessidade de adequação dos instrumentais nas caixas de acordo com a necessidade de cada equipe.
  • Instrumentais de videolaparoscopia com funcionalidade comprometida.
  • Tempo elevado de leitura de indicador biológico.
  • Quantidade reduzida de motores para cirurgias ortopédicas e cardiológicas.
  •  Escassez de moldes mamários.

As principais ações de melhoria desenvolvidas do CME foram:

  • Realizados encontros pontuais com grande parte dos instrumentadores e médicos para adequação das caixas cirúrgicas.
  • Padronização e realização de compra para compor as caixas de instrumentais cirúrgicos atendendo às equipes em sua totalidade.
  • Padronização de liberador de carga com leitura de indicador biológico de 1h.
  • Compra de mais motores, dentre eles, serras e perfuradores, possibilitando atender às equipes sem atraso devido reprocesso e minimizando a solicitação de empréstimos a outras instituições.
  • Compra de variedades de moldes mamários para atender às diversas necessidades.

 

Os principais apontamentos para melhoria do CC foram:

  • Atraso do início dos procedimentos cirúrgicos.
  • Dificuldade de preencher os documentos necessários para finalizar a cirurgia
  • Manter a sala cirúrgica em temperatura ideal.
  • A falta de materiais descartáveis não padronizados na instituição.
  • Engenharia Clínica não presente no CC no período noturno

As principais ações de melhoria desenvolvidas no CC foram:

  • Elaboração de indicador de medida dos atrasos especificando os motivos e tratativas pontuais dos mesmos.
  • Treinamento dos médicos no sistema Tasy.
  • Implementação do controle do ar condicionado realizada dentro do próprio CC remotamente agilizando o resfriamento ou aquecimento da sala.
  • Estruturação do estoque mínimo de materiais imprescindíveis para o procedimento cirúrgico. (farmácia, almoxarifado e OPME)

Adequação do quadro da Engenharia Clínica para atendimento 24h.



CONCLUSÃO

Para fidelizar a equipe médica de forma individualizada na sua integralidade proporcionando uma experiência positiva e criando uma relação de confiança, aumentando o grau de satisfação com a Instituição, necessitamos de um trabalho contínuo das equipes de enfermagem e de apoio do bloco operatório.



Palavras-chave:
 equipe de enfermagem, satisfação do cliente, bloco cirurgico