INTRODUÇÃO
A satisfação no trabalho consiste em sentimento de bem-estar resultante da interação de vários aspectos ocupacionais, podendo influenciar a relação do trabalhador com a organização, clientes e família. Torna-se importante, para a qualidade da assistência de enfermagem, reflexão aprofundada sobre esse tema. Com a chegada à Instituição de novas equipes médicas sentimos a necessidade de adequar e melhorar o atendimento para fidelização dos mesmos, devido aos altos índices de queixas das equipes médicas sobre disponibilidade de instrumentais, acessórios cirúrgicos e o desconhecimento da equipe de CC/CME das necessidades individuais de cada equipe.
OBJETIVOS
- Melhorar a satisfação no atendimento prestado á equipe médica no bloco cirúrgico.
MÉTODO
Trata-se de um relato de experiência, realizado na unidade de centro cirúrgico de um Hospital de grande porte, localizado na cidade de São Paulo. Essa unidade é constituída por 7 salas cirúrgicas.
O estudo foi realizado entre o período de março de 2018 à maio de 2019. Utilizamos a ferramenta de qualidade Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Ishikawa que é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos.
RESULTADOS
Para atender as principais queixas das equipes médicas, elaboramos um instrumento de coleta de dados qualitativo onde foi possível o cirurgião relatar as suas dificuldades com as diversas áreas que atendem o procedimento e também elogiar se fosse o caso.
Os principais apontamentos para melhoria do CME:
- Excesso de caixas de instrumentais cirúrgicos em sala operatória e caixas não padronizadas.
- Necessidade de adequação dos instrumentais nas caixas de acordo com a necessidade de cada equipe.
- Instrumentais de videolaparoscopia com funcionalidade comprometida.
- Tempo elevado de leitura de indicador biológico.
- Quantidade reduzida de motores para cirurgias ortopédicas e cardiológicas.
- Escassez de moldes mamários.
As principais ações de melhoria desenvolvidas do CME foram:
- Realizados encontros pontuais com grande parte dos instrumentadores e médicos para adequação das caixas cirúrgicas.
- Padronização e realização de compra para compor as caixas de instrumentais cirúrgicos atendendo às equipes em sua totalidade.
- Padronização de liberador de carga com leitura de indicador biológico de 1h.
- Compra de mais motores, dentre eles, serras e perfuradores, possibilitando atender às equipes sem atraso devido reprocesso e minimizando a solicitação de empréstimos a outras instituições.
- Compra de variedades de moldes mamários para atender às diversas necessidades.
Os principais apontamentos para melhoria do CC foram:
- Atraso do início dos procedimentos cirúrgicos.
- Dificuldade de preencher os documentos necessários para finalizar a cirurgia
- Manter a sala cirúrgica em temperatura ideal.
- A falta de materiais descartáveis não padronizados na instituição.
- Engenharia Clínica não presente no CC no período noturno
As principais ações de melhoria desenvolvidas no CC foram:
- Elaboração de indicador de medida dos atrasos especificando os motivos e tratativas pontuais dos mesmos.
- Treinamento dos médicos no sistema Tasy.
- Implementação do controle do ar condicionado realizada dentro do próprio CC remotamente agilizando o resfriamento ou aquecimento da sala.
- Estruturação do estoque mínimo de materiais imprescindíveis para o procedimento cirúrgico. (farmácia, almoxarifado e OPME)
Adequação do quadro da Engenharia Clínica para atendimento 24h.
CONCLUSÃO
Para fidelizar a equipe médica de forma individualizada na sua integralidade proporcionando uma experiência positiva e criando uma relação de confiança, aumentando o grau de satisfação com a Instituição, necessitamos de um trabalho contínuo das equipes de enfermagem e de apoio do bloco operatório.