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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 271-4

Poster (Painel)


271-4

Integração ensino-serviço e o fomento à produção de material didático

Autores:
Célia Hisatugo Nishimura1, Tatiana Sayuri Hizukuri1, Nelson Luiz Batista de Oliveira1, Sonia Regina Marangoni1, Lilian Denise Mai1
1 UEM/HUM - Universidade Estadual de Maringá - Hospital Univeristário Regional de Maringá

Resumo:
INTRODUÇÃO

Processos de trabalho englobam três elementos fundamentais: atividade adequada a uma finalidade (trabalho), a que se aplica (objeto de trabalho) e os meios e instrumentos para facilitar o trabalho. No cenário da saúde, o trabalho é caracterizado por ser coletivo e embora os profissionais atuantes possuam certo grau de autonomia técnica, estes devem cooperar entre si na execução de atividades especializadas. Em enfermagem, os processos de trabalho são executados por categorias distintas de colaboradores, que possuem níveis de formações distintas, sendo organizados de forma fracionada e hierárquica dentro dos estabelecimentos de assistência à saúde. Nesse contexto, o enfermeiro é responsável pela execução dos procedimentos assistenciais de maior complexidade, além da coordenação dos processos de trabalho e gestão dos serviços de saúde¹. A integração entre a formação e o trabalho abre vastas possibilidades, também de incremento na produção de meios e instrumentos próprios ao trabalho, como é o caso de material didático, que se torna fonte de ensino tanto para os profissionais quanto estudantes de enfermagem.



OBJETIVOS

Relatar a experiência de integração entre docentes e discentes da graduação em enfermagem e enfermeiros de um hospital universitário com vistas ao desenvolvimento de material didático na área de bloco cirúrgico.



MÉTODO

Relato de experiência, envolvendo alguns docentes e discentes do departamento de enfermagem de uma universidade pública do noroeste do Paraná e enfermeiros do bloco cirúrgico do respectivo hospital universitário. Os dados resultaram na produção de dois livros didáticos2, 3, a partir da atualização de normas e rotinas do serviço revisadas por referencial teórico na área. Foram nove anos de parceria, com publicações em 2012 e 2018. O formato seguiu as normas da editora para esse tipo de produção didática.



RESULTADOS

Direcionados à formação e capacitação de profissionais de enfermagem, os livros procuram seguir o eixo da segurança aos pacientes e aos trabalhadores. Em 2012, o foco foi o centro cirúrgico, com destaque a ações prioritárias desenvolvidas em sala operatória. Em 2018, foram dois volumes ligados ao trabalho em central de material e esterilização, com enfoque no volume I à organização, fluxograma, processos de trabalho no setor, métodos e monitoramento da esterilização, seguido no volume II da descrição de alguns procedimentos operacionais padrão (POP) que orientam ações práticas cotidianas. Ambas as produções tem sido amplamente utilizadas como fontes bibliográficas para a formação em cursos em nível técnico, de graduação ou pós-graduação, bem como para capacitações de novos servidores na unidade hospitalar ou para orientação ao trabalho diário nesses setores.



CONCLUSÃO

Reitera-se a importância do diálogo e cooperação entre o ensino e os serviços de saúde. Frente às demandas, procurou-se otimizar recursos e possibilidades da comunidade universitária e do serviço hospitalar, com resultados muito positivos para ambos, em diferentes espaços formativos. Compete ao enfermeiro participar ativamente nos processos de formação, especialmente diante do aumento da complexidade e diversidade de ações e cuidados nos serviços de saúde.



Palavras-chave:
 Centro cirúrgico, Centro de esterilização, Educação em enfermagem, Educação permanente, Integração docente-assistencial