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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 270-1

Poster (Painel)


270-1

Aplicabilidade da gestão à vista no bloco cirúrgico.

Autores:
Adriana Cristina Mota Furlan1, Swamy Jacobini Marconi 1, Juliana Bueno Sabino1, Mileide Sueli Justo Oliveira1
1 HVC - Hospital Vera Cruz

Resumo:
INTRODUÇÃO

O bloco cirúrgico compreende as especialidades de Hemodinâmica, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico Geral, Ambulatorial e Central de Materiais Esterilizados (CME), setores de alta complexidade, onde são executados procedimentos anestésicos-cirúrgicos, diagnósticos, terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial. Afim do envolvimento de todos atrelados ao mesmo objetivo foi implantado um painel de gestão à vista, um conjunto de ações que visam atingir resultados através de metas pré-definidas, pois coordenar e apresentar resultados é um ato de persistência e envolvimento de toda a equipe e não somente da gestão.



OBJETIVOS

Descrever a implantação do painel de gestão à vista, afim de proporcionar melhorias contínuas no processo de trabalho através de planos de ação.



MÉTODO

O presente estudo trata-se de um relato de experiência descritivo com abordagem qualitativa para melhoria da gestão do bloco cirúrgico. O estudo aconteceu em hospital privado geral, localizado no interior do estado de São Paulo. O início da implantação ocorreu em dezembro de 2018, em conjunto com o departamento de qualidade, sistema de gestão e coordenadores das áreas afins.



RESULTADOS

No início do projeto foram realizadas oficinas para disseminar o entendimento sobre a missão, visão e valores, diretrizes anuais e metas. Em seguida reunimos todos os indicadores de cada setor e aplicamos a ferramenta de priorização (frequência x gravidade). Após essa fase, foram selecionadas pessoas “chaves” dentro da equipe para elencarmos quais indicadores trabalharíamos no painel de gestão à vista. Foram eleitos então 6 indicadores norteadores, onde toda a equipe participa da análise dos desvios, inclusive a equipe médica. Na implantação desse projeto pode-se identificar três momentos do grupo durante o processo: os contatos iniciais (onde os membros puderam conhecer mais sobre os assuntos e compartilharam situações e fatos importantes); experiências (desde alguns conflitos em relação ao grupo, até experiências relevantes); e, por fim, um sentimento de união e engajamento da equipe. Os encontros ocorreram em um ambiente acolhedor, agradável para os participantes onde cada um pode opinar seu ponto de vista. Fica evidente que as oficinas contribuíram como troca de experiências onde puderam experimentar situações ligadas à relação de equipe e ao setor. Após a seleção e construção do painel, os indicadores elencados são atualizados diariamente e nos casos de desvio é aplicada a ferramenta de solução de problemas, onde todos discutem as possíveis causas, problemas e ações de melhoria, o que proporciona melhorias contínuas dos nossos processos de forma imediata e a longo prazo. Todas as análises são registradas no livro ATA.



CONCLUSÃO

Após 4 meses de implantação, obtivemos uma significativa redução dos eventos adversos, principalmente na redução do número de pendências de enfermagem em prontuários e adesão ao protocolo da cirurgia segura. Nessa interação em grupo, acredita-se que o engajamento de toda a equipe foi necessário para o crescimento do grupo, incentivando dessa forma a cooperação e a motivação. As oficinas resgataram o valor de cada um, partindo da ideia de que a pessoa tem, não o cargo ou função e sim objetivos em equipe. E assim o engajamento de toda a equipe multidisciplinar e envolvimento nos processos de trabalho leva ao alcance das nossas metas.



Palavras-chave:
 Administração Hospitalar, Centro Cirúrgicos, Indicadores de Serviços