Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 260-3

Poster (Painel)


260-3

Ser enfermeiro de centro cirúrgico: compreendendo os significados e características

Autores:
Camila Dalcól1, Mara Lúcia Garanhani1, Amanda Holanda Lourenço2, Marcela de Souza Oliveira Santos3
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, 3 UNOPAR - Unopar

Resumo:
INTRODUÇÃO

Introdução: O papel do enfermeiro de Centro Cirúrgico envolve questões assistenciais, administrativas e gerenciais, exigindo do profissional responsabilidade, habilidade técnica, estabilidade emocional e conhecimento de relações humanas para atender necessidades médicas, institucionais, da equipe e do cliente cirúrgico1



OBJETIVOS

O objetivo deste estudo foi compreender os significados e características de ser enfermeiro de Centro Cirúrgico. 



MÉTODO

 Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque teórico-metodológico nas representações sociais, realizada com 10 enfermeiros atuantes em Centros Cirúrgicos de sete hospitais de médio e grande porte dos estados do Paraná e São Paulo, realizada entre fevereiro e agosto de 2014, por meio de entrevista individual e semi-estruturada com as seguintes perguntas: Qual o significado de ser enfermeiro de centro cirúrgico para você? Quais características que o enfermeiro de centro cirúrgico deve possuir?  As entrevistas foram gravadas, e após, transcritas na íntegra, e submetidas à análise segundo os pressupostos de Bardin.  Foram incluídos os profissionais que atuavam há pelo menos 1 ano no bloco cirúrgico, e excluídos os profissionais que estavam afastados do trabalho. A pesquisa atendeu aos aspectos éticos, sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE n°07887812.3.0000.5231, e solicitada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes.



RESULTADOS

Participaram do estudo 10 enfermeiros atuantes em bloco cirúrgico, sendo dois do sexo masculino e oito do sexo feminino, com experiência profissional de um a 28 anos, cinco possuíam especialização na área, três trabalhavam no turno matutino, três no vespertino, 2 no diurno e 2 no noturno, quatro trabalhavam em instituições privadas e seis em públicas. Os resultados da pesquisa desvelaram o significado de ser enfermeiro de Centro Cirúrgico e suas características essenciais. O significado de ser enfermeiro de Centro Cirúrgico foi compreendido como realização profissional, experiência de aprendizagem, orgulho, escolha, satisfação profissional e pessoal, felicidade e ser apoio no momento de tensão. Os entrevistados citaram características essenciais para o enfermeiro de Centro Cirúrgico, como liderança, conhecimento, responsabilidade, tomada de decisão, proatividade, trabalho em equipe, dinamicidade, flexibilidade, mediador, organização, entre outras características. Ainda, relataram que o enfermeiro de centro cirúrgico necessita de outras habilidades e características diferenciadas do enfermeiro de outras unidades, como visão do todo, aprendizado contínuo, relacionamento diferenciado com a equipe e controle emocional, construindo um perfil do que seria “ideal” para este profissional. 



CONCLUSÃO

Conclui-se que o enfermeiro de Centro Cirúrgico atribui significados positivos sobre seu papel, resultando em sua satisfação profissional e pessoal, porém o desenvolvimento do seu processo de trabalho exige diversas características deste profissional, que podem e devem ser desenvolvidas durante sua formação, especialização e principalmente durante a prática desenvolvida no cotidiano do ambiente cirúrgico. É de fundamental importância que o enfermeiro reflita sobre o significado do seu trabalho bem como as características essenciais para desenvolver sua função, a fim de criar um ambiente cirúrgico favorável e promover uma assistência de qualidade ao paciente cirúrgico.



Palavras-chave:
 Enfermeiro, Centro cirúrgico, Pesquisa Qualitativa