Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 260-2

Poster (Painel)


260-2

Ensino do gerenciamento cirúrgico por meio da metodologia ativa: relato de experiência

Autores:
Camila Dalcól1
1 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
INTRODUÇÃO

O centro cirúrgico é um ambiente complexo e dinâmico dentro do contexto hospitalar, exigindo do enfermeiro habilidades de gerenciamento que devem ser desenvolvidas desde a sua formação, uma vez que envolve recursos físicos, materiais e humanos1. Assim, destaca-se a importância das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem para os futuros enfermeiros sobre o gerenciamento do bloco cirúrgico.



OBJETIVOS

Objetivo: Relatar a experiência de uma docente do curso de graduação em enfermagem sobre o uso a  metodologia ativa no ensino do gerenciamento cirúrgico aos futuros enfermeiros



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência vivenciado pela docente da disciplina de Enfermagem Perioperatória relacionado ao desenvolvimento de metodologia ativa por meio da problematização sobre gerenciamento cirúrgico, realizada no mês de maio de 2019 com os estudantes do 3º ano do curso de graduação em enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná. A partir de uma situação-problema, foi solicitado aos estudantes, em dupla, que realizassem o gerenciamento físico, material e humano de um centro cirúrgico hipotético com 6 salas cirúrgicas e sala de recuperação anestésica com 7 leitos. Foram disponibilizados aos estudantes o mapa com a estrutura física do centro cirúrgico, a lista de cirurgias eletivas e de urgência previstas para o dia seguinte, a lista de materiais e equipamentos disponíveis no setor e a escala mensal dos funcionários com suas particularidades. Os estudantes tiveram uma semana para a resolução do problema, sendo a atividade concluída e discutida em sala de aula. Esta atividade foi realizada após as aulas teóricas sobre o centro cirúrgico, e como resolução do problema haviam inúmeras possibilidades.



RESULTADOS

Foi possível constatar que no primeiro momento os estudantes apresentaram dificuldade para desenvolver a atividade, porém, após uma semana, na entrega e discussão sobre o tema foi possível perceber que os estudantes conseguiram desenvolver um raciocínio crítico e gerencial sobre o bloco cirúrgico hipotético. Para a resolução do problema diversas estratégias foram utilizadas pelos mesmos, como troca de turno entre os funcionários, capacitação dos profissionais, melhor aproveitamento das salas operatórias, prioridade das cirurgias de urgência e emergência, preparo e esterilização dos materiais, distribuição dos equipamentos nas salas cirúrgicas, entre outros. Vale destacar que o estímulo ao raciocínio do gerenciamento cirúrgico possibilitou diversas formas de resolução do problema, instigando os estudantes a pensar em formas efetivas para a resolução do problema apresentado. 



CONCLUSÃO

Conclusão: O ensino sobre o gerenciamento cirúrgico por meio da metodologia ativa proporcionou o desenvolvimento de habilidades gerenciais dos estudantes, ampliou o olhar sobre os recursos físicos, materiais e humanos do centro cirúrgico, bem como os aproximou da realidade e cotidiano profissional do enfermeiro cirúrgico. É de grande importância que o futuro enfermeiro desenvolva habilidades de gerenciamento baseadas em resolução de problemas durante sua formação, sendo papel dos docentes proporcionar este aprendizado por meio de metodologias pertinentes e ativas.



Palavras-chave:
 Aprendizado baseado em problemas, Gerenciamento, Centro cirúrgico