Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 260-1

Poster (Painel)


260-1

Os benefícios da música para o paciente cirúrgico no período perioperatório

Autores:
Camila Dalcól1, Alessandro Rolim Scholze1, Fernanda Prado Marinho 1, Luciana Garcia Correa 1, Marco Antônio Queiroz Della’Acqua 1, Wendell Henrique Candido Bueno 1
1 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
INTRODUÇÃO

O período perioperatório representa um momento crítico para o paciente, pois o medo do desconhecido causa insegurança e ansiedade, que pode influenciar na resposta do paciente ao tratamento, retardando sua recuperação. Assim, torna-se fundamental que os profissionais de saúde implantem modalidades terapêuticas complementares capazes de proporcionar conforto e bem-estar para o paciente cirúrgico, sendo a música uma alternativa ao paciente cirúrgico em todos os momentos do período perioperatório1.



OBJETIVOS

Analisar a produção científica sobre os benefícios da música ao paciente cirúrgico utilizada no período perioperatório.



MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa, com busca nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine) e ScienceDirect, realizada entre maio e junho de 2018, utilizando terminologias do Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e do Medical Subject Headings (MeSH), “Music”, “Music Therapy”, “Perioperative Care” e “Perioperative Period”. Os critérios de inclusão foram artigos completos e originais disponíveis online, nas línguas inglesa, espanhola e portuguesa, publicados entre 2009 a 2018. Excluiu-se as teses, dissertações, resumos e trabalhos de conclusão de curso. Para o desenvolvimento do estudo foram seguidas as exigências estabelecidas pelo protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA), sendo os artigos revisados por dois autores independentes. A extração das informações ocorreu por meio de planilha eletrônica no Microsoft Excel pré-elaborada pelos autores, e os resultados foram demonstrados de forma quantitativa e qualitativa.



RESULTADOS

Inicialmente foram encontrados 331 artigos, sendo que foram excluídos 167 por não estarem na íntegra, 31 devido à repetição, 22 por não serem artigos recentes dos últimos 10 anos, e 87 por não abordarem a temática, resultando em 27 artigos que foram analisados na íntegra, e 24 selecionadas como amostra deste estudo. A maioria dos artigos foi publicada no ano de 2011 (n=5; 20,8%), 2012 (n=4; 16,6%) e 2016 (n=4; 16,6%), encontrando apenas 1 estudo publicado a nível nacional, e entre os internacionais, destacou-se o periódico Journal of PeriAnesthesia Nursing com 20,8% dos estudos analisados publicados. Quanto à abordagem metodológica dos estudos, 70,8% eram ensaios clínicos randomizados, 25% revisão de literatura e 4,2% pesquisa qualitativa. Evidencia-se que 25% dos estudos foram realizados no pré-operatório, 20,8% no transoperatório, 4,1% na sala de recuperação anestésica e 25% no pós-operatório tardio, sendo os demais realizado em mais de um período cirúrgico. No que se refere aos assuntos abordados pelos estudos, destacam-se a ansiedade e o estresse (87,5%), seguida da dor (45,8%), sinais vitais (25%) e consumo de medicamentos (25%), e a satisfação dos pacientes (20,8%). De acordo com os achados, os benefícios da música ao paciente cirúrgico no período perioperatório englobam o controle da ansiedade e estresse, melhora dos sinais vitais, diminuição da dor, menor utilização de medicamentos, estabilidade nos níveis hormonais, além de proporcionar um ambiente agradável e diminuir o tempo de recuperação e internação.



CONCLUSÃO

Conclui-se que a música utilizada como recurso terapêutico no período perioperatório é de extrema importância, uma vez que promove benefícios ao paciente antes, durante e após o procedimento anestésico-cirúrgico, abrangendo os aspectos biopsicossociais. Torna-se essencial que a equipe de enfermagem utilize a musica como recurso terapêutico e complementar no cuidado prestado ao paciente cirúrgico, proporcionando um cuidado mais efetivo e humanizado.



Palavras-chave:
 Música, Terapia, Centro cirúrgico