Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 245-3

Poster (Painel)


245-3

Capacitação da equipe do cme no processamento de material para cirurgia robótica

Autores:
Débora Helena de Jesus Santiago1, Ithana Queila Borges Pizzani Ferreira1, Denise do Amor Divino3, Abgail Cunha Mendes1, Maureen Ayres Pedroso2, Aldina de Santana Lago3
1 HSI - HOSPITAL SANTA IZABEL, 2 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 3 ENF. - ENFERMEIRA

Resumo:
INTRODUÇÃO

A cirurgia robótica é um tipo de videolaparoscopia minimamente invasiva realizado por um robô que é manipulado por um médico (1). O material utilizado em vídeo cirurgias igualmente ao do procedimento robótico, trouxe muitas vantagens, porém novos desafios, entre eles, o tratamento de seus instrumentais e acessórios (1). O processo de esterilização do material de vídeo visa destruir todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto (2). Entretanto, para que esta técnica seja efetiva, todo material precisa ser submetido a limpeza prévia rigorosa a fim de redução da carga microbiana e garantia da esterilização (3). Para isso, toda equipe da central de material e esterilização deve ser treinada e capacitada afim de garantir que todas as etapas do preparo desse material sejam realizadas de maneira adequada (3).



OBJETIVOS

Descrever como foi realizado a capacitação da equipe da central de material e esterilização no desenvolvimento da manipulação e preparo do material para cirurgia robótica.



MÉTODO

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no hospital filantrópico, geral e de grande porte, no mês Março de 2019, tomando como referência experiência vivida pela enfermeira da central de material e esterilização durante a realização da capacitação da equipe no processo de manipulação e preparo do material para cirurgia robótica.



RESULTADOS

A capacitação da equipe da central de material e esterilização ocorreu em três momentos. Inicialmente, a empresa responsável pelo robô realizou um treinamento on line para o enfermeiro assistencial e coordenador do setor, seguido de uma avaliação de múltipla escolha para gerar um certificado. Após esse período, essas duas profissionais realizaram uma visita técnica em dois hospitais de São Paulo onde a cirurgia robótica já acontece algum tempo, nos quais, puderam acompanhar todas etapas de preparação dos instrumentais cirúrgicos para esse tipo de procedimento. No terceiro período, a empresa fornecedora do instrumental robótico ministrou um treinamento para toda equipe da CME, onde foi praticado o manuseio das pinças robóticas, entendendo o seu processo de funcionamento, técnica de lavagem, preparo, esterilização, acondicionamento e o envio dos materiais utilizados para esse tipo de procedimento preparados pelo CME.



CONCLUSÃO

Esta prática permitiu ampliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem da central de material e esterilização, a cerca de todo o processamento do material utilizado para cirurgia robótica, bem como ressaltar a importância desta ação no controle de infecção hospitalar e segurança do paciente no bloco operatório. Este estudo visa estimular a produção científica nessa área, visto que poucas evidências relacionadas ao tema foram encontradas no país.



Palavras-chave:
 Capacitação, Esterilização, Material, Cirurgia, Robótica