Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 245-1

Poster (Painel)


245-1

Aplicação da ludicidade no pré-operatório da cirurgia pediátrica: relato de experiência

Autores:
Ithana Pizzani1, Denise do Amor4, Delzuita Nascimento1, MAUREEN PEDROSO2, ALDINA LAGO4, MARIMEIRE MORAIS2
1 HSI - HOSPITAL SANTA IZABEL, 2 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 4 ENF. - ENFERMEIRA

Resumo:
INTRODUÇÃO

 A ludicidade, em muitos momentos, emerge da própria palavra que está relacionada à liberdade, criatividade, imaginação, interação, autonomia, entre outras qualificações (1). Na fantasia lúdica, a criança faz uso da imaginação, redimensionando significados e sentidos presentes no seu mundo real (2). Desta maneira, o uso da ludicidade como metodologia na atenuação de eventos que podem ampliar o estresse da criança se faz necessário (2). O pré-operatório da cirurgia pediátrica realizada no centro cirúrgico pode desencadear alterações no humor infantil como: medo, choro e irritabilidade, devido ao jejum e a separação do familiar para realização do procedimento (3).



OBJETIVOS

Descrever experiência do uso da ludicidade no atendimento a crianças em um hospital filantrópico.



MÉTODO

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no centro cirúrgico de um hospital de grande porte, no mês Dezembro de 2018, em relação aplicação da ludicidade no atendimento a crianças (0 e 12 anos incompletos). Participaram profissionais da instituição, crianças em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas e seus respectivos responsáveis.



RESULTADOS

Esta pesquisa aconteceu em dois momentos. A princípio, foi observado o comportamento das crianças e seus responsáveis em uma sala de admissão de pacientes em ambiente cirúrgico. Estes pacientes, muitas vezes, apresentavam comportamentos de agitação, choro e estresse, o que acrescentava tensão e nervosismo aos respectivos acompanhantes. No segundo momento, após a reforma da sala de admissão de pacientes, foi criado um ambiente lúdico, com papel de parede, mesas, cadeiras, brinquedos e um aquário com peixes reais. Após a restauração do ambiente, foi observado uma atenuação significativa de momentos de estresses dos pacientes e seus familiares, isso porque os pacientes passaram a desenvolver algumas das atividades lúdicas propiciadas pelos novos equipamentos do setor.



CONCLUSÃO

Um ambiente lúdico é fundamental na redução do estresse em crianças, principalmente em situações como o período pré-operatório imediato. Este estudo evidenciou que a aplicação da ludicidade antecedendo a cirurgia pediátrica é recomendada por apresentar efeito terapêutico instantâneo no comportamento dos pacientes e seus responsáveis dentro do centro cirúrgico pois proporciona um ambiente mais seguro e acolhedor.



Palavras-chave:
 Ludicidade, centro cirúrgico , pediatria