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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 242-2

Poster (Painel)


242-2

Tempo de giro de sala como indicador de qualidade: relato de experiência.

Autores:
Haysa Nadinne de Faria Marques1, Wanessa Silveira Barcelos1, Sueidy dos Santos Barbosa da Silva Pires1, Juliana Caldas de Souza1, Luciene Apolinário de Araújo1, Ana Flávia de Melo Silva1
1 CRER - Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo

Resumo:
INTRODUÇÃO

Na prática da gestão organizacional, a busca pelo uso racional do potencial produtivo tem sido cada vez mais exigido, de forma a otimizar os recursos e alcançar melhores resultados. O Centro Cirúrgico é um local de um dos processos mais complexos do âmbito hospitalar, em virtude do alto custo de investimento, da singularidade dos serviços prestados e dos recursos envolvidos. Por isso, medir o desempenho do centro cirúrgico é uma condição sine qua non para a tomada de decisão, de forma a obter melhores resultados nos processos de trabalho, aumentar a sua eficiência e produtividade, aprimorar a alocação de recursos, agilizar os serviços, prover uma assistência de qualidade, bem como promover a satisfação de pacientes e da equipe cirúrgica. Neste intento, a motivação em escrever este relato surgiu a partir da oportunidade de monitorar o tempo de giro de sala, para melhorar o desempenho dos processos e, atingir a eficiência e a satisfação dos clientes internos e externos, de um centro cirúrgico, de um hospital público de reabilitação.



OBJETIVOS

Relatar a experiência do monitoramento do indicador de tempo de giro de sala operatória e das propostas de melhorias implementadas no serviço.



MÉTODO

Foi realizado um estudo descritivo, narrativo, do tipo relato de experiência do monitoramento do indicador de tempo de giro de sala operatória do centro cirúrgico de um hospital público de reabilitação de Goiás.



RESULTADOS

Observou-se que o tempo de giro de sala é um importante indicador de desempenho do centro cirúrgico, pois demonstra a eficiência da dinâmica entre uma cirurgia e outra e a possibilidade de otimização dos processos de trabalho. Identificou-se na mensuração dos dados, o tempo médio de giro de sala de 51 minutos, enquanto o tempo de desmontagem e limpeza teve a média de 18,2 minutos e a montagem da sala 13,3 minutos. Com base nesses dados, percebeu-se que o tempo total do giro da sala cirúrgica estava muito superior quando comparado a outros serviços. E em consonância, o resultado estava diretamente relacionado a insatisfação demonstrado pela equipe cirúrgica. Diante disso, foi proposto um projeto de melhoria para o serviço com utilização da ferramenta da qualidade PDCA, de forma a otimizar o tempo de giro de sala e a qualidade do atendimento.



CONCLUSÃO

O uso de indicadores aplicados à assistência de enfermagem gera dados para substanciar melhorias constantes ao serviço. A experiência de unir coleta de dados à assistência diária foi desafiadora e nos permitiu identificar as fragilidades em nossas práticas. A partir disto, é possível afirmar que são necessários novos estudos mais aprofundados para entendermos quais requisitos de nossos processos influenciam diretamente na demora do giro de sala e, que devem, portanto, ser melhorados.



Palavras-chave:
 Enfermagem perioperatória, Indicadores de qualidade em assistência, Salas cirúrgicas.