Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 239-4

Poster (Painel)


239-4

O uso do PDCA na checagem de instrumentais: uma análise e solução de problemas

Autores:
Aline Mirema Ferreira Vitorio1, Paulo José de Andrade1, Marialva1
1 INC - Instituto Nacional de Cardiologia

Resumo:
INTRODUÇÃO

As atividades realizadas pela equipe de enfermagem nas unidades de central de material esterilizado (CME) podem ser divididas por áreas e subprocessos segundo revela a literatura1. A conferência dos instrumentais é uma das atividades mais relevantes da CME. A falta de uma peça pode acarretar prejuízos na realização da cirurgia e a necessidade de abertura de outra caixa cirúrgica. No intuito de melhorar a interface do processo de trabalho Centro cirúrgico/CME foi aplicada a Metodologia PDCA para a análise e solução de  problemas . O PDCA pode ser dividido em: PLAN  (planejamento); em DO (executar); em CHECK (verificação). Por fim, em ACTION (atuar corretivamente)2.



OBJETIVOS

Descrever a aplicabilidade da tripla checagem de conferência de instrumentais para segurança do paciente utlizando a metodologia PDCA



MÉTODO

Relato de experiência vivenciado na CME e CC (centro cirúrgico) de um hospital público especializado em cardiologia, do município do Rio de Janeiro. No período de abril e maio de 2019



RESULTADOS

No período do estudo o ciclo PDCA foi constante e a equipe participou ativamente da melhoria do processo. A identificação do problema se pautou na perda de instrumentais constante; a observação do problema se revelou como perda dos itens nas roupas, nos containers de lixo com campos descartáveis nas SO; as causas estavam associadas a falta de rotina e supervisão de contagem de instrumentais em SO; o plano de ação se deu por meio da revisão das caixas de instrumentais, reposição dos itens e elaboração de lista individualizada, com participação da equipe do CC e CME cumprindo as seguintes etapas: 1. montagem das caixas no qual cada peça de todo o instrumental cirúrgico é conferida pelo profissional responsável pelo preparo por meio da conferência da lista individual por caixa. 2. utilização da caixa pelo CC com a lista anexada em sua parte externa, no qual a instrumentadora ao abrir a caixa de instrumental realiza uma nova contagem de todo o instrumental cirúrgico, conferindo com a quantidade apresentada na listagem fornecida pela CME e um registro na lista é realizado imediatamente Caso apresente inconsistência a CME é imediatamente notificada. Ao final da cirurgia uma nova contagem é feita em SO com o intuito de conferir que nenhuma peça foi perdida e principalmente que não há peças na cavidade do paciente. Por fim, preenche-se a lista de instrumental confirmando a mesma quantidade de instrumental ou não antes e após o procedimento cirúrgico. Ao final da cirurgia a instrumentadora responsável por essa dupla checagem assina e devolve a CME a caixa de instrumental juntamente com sua lista de itens. Na checagem do ciclo PDCA se verifica se a execução foi efetiva, sendo assim mudanças foram necessárias como a implantação do processo somente nas caixas mais utilizadas e em seguida nos próximos meses nas caixas menos utilizadas para garantir a análise da efetividade da nova rotina, e por fim reuniões são convocadas com as equipes separadas e em seguida em conjunto para definição dos pontos críticos do processo, adequações e retornar assim a execução do PDCA.



CONCLUSÃO

Com o processo de planejamento e implantação da tripla checagem, observou-se a identificação dos erros no processo de montagem, abertura e devolução das caixas o que  proporcionou oportunidades de melhoria e garantia de maior segurança ao paciente assim como a redução de custos.



Palavras-chave:
 Lista de checagem, Gestão, Segurança do paciente, Instrumentais, Enfermagem perioperatória