Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 231-2

Poster (Painel)


231-2

Conhecimento da enfermagem frente à hipotermia perioperatória

Autores:
Vinielly Moura Moraes1, Sheisa Alves de Barros Corrêa1, Valdislayne1, Jacqueline Cunha Cabral Azevedo Almeida2, Sílvia Márcia dos Santos sandes1
1 ESTÁCIO FASE - Faculdade Estácio de Sergipe, 2 HU-UFS - Hospital Universitário de Sergipe

Resumo:
INTRODUÇÃO

Existem diversos fatores associados à hipotermia perioperatória como: agentes anestésicos, temperatura da sala cirúrgica, tempo de exposição ao ambiente com baixas temperaturas, infusões venosas frias, e fluidos de irrigações não aquecidos, assim como elementos de risco do próprio paciente: obesidade, idade, doenças metabólicas e distúrbios neurológicos. Sua ocorrência tem maior frequência em cirurgias mais extensas, uma vez que ocorre queda mais acentuada da temperatura entre 40 a 60 minutos após o início da anestesia. Diversas são as complicações associadas à hipotermia perioperatória são entre elas destaca-se a possibilidade de infecção de sítio cirúrgico. Neste sentido, aparece o seguinte questionamento: qual o conhecimento da enfermagem frente ao controle de temperatua do paciente cirúrgico?



OBJETIVOS

Analisar nas produções científicas o conhecimento da enfermagem sobre hipotermia perioperatória, assim como os métodos de prevenção e reversão.



MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com publicações do período de 2012 a 2018, a coleta se deu entre os meses de maio a junho de 2018, utilizando as bases das bibliotecas National Center for Biotechnology Information, U.S. National Library of Medicine (PubMed) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que contempla as bases Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).



RESULTADOS

Dos 13 estudos que contemplaram o objetivo do trabalho, 100% foram pesquisas desenvolvidas em instituições hospitalares. Entre as categorias analisadas destacam-se: que 54% dos artigos trazem referências sobre o uso de dispositivos utilizados na prevenção da hipotermia, 23% dos artigos refere-se ao conhecimento da enfermagem a respeito da hipotermia perioperatória, 15% fala sobre implicações para os cuidados da enfermagem e 8% trata das ocorrências e fatores associados à hipotermia no intraoperatório. Às especialidades cirúrgicas envolvidas subdivide-se em cirurgia do aparelho digestivo, aparelho reprodutor, aparelho urinário, cirurgias abdominais, colecistectomia laparoscopia e videolaparoscopia. Foi possível conhecer na literatura as práticas recomendas para a prevenção da hipotermia perioperatória, bem como os métodos de aquecimentos passivos, métodos de aquecimento ativos, os métodos de aquecimento radiante e aquecimento local.



CONCLUSÃO

Observadas lacunas em que há necessidade de mais estudos sobre conhecimento, acesso e adesão às recomendações das diretrizes para prevenir a hipotermia e manter a temperatura normal dos pacientes. Mesmo inserindo descritores que abordassem hipotermia e enfermagem perioperatória, localizaram-se somente dois artigos relatando métodos de tratamentos diante a hipotermia no período perioperatório.



Palavras-chave:
 Hipotermia , Centros cirúrgicos , Enfermagem perioperatória