Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 224-3

Poster (Painel)


224-3

PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE SEGURANÇA E QUALIDADE CENTROS CIRURGICOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores:
Mary Gomes Silva1,2, Rafaela dos Santos Barros1, Vívian Oliveira Souza1, Luiz Felipe dos Santos Santos1, Araceli Lima de Souza Moreira1, Cristiane Purificação Oliveira2
1 EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, 2 UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Resumo:
INTRODUÇÃO

O movimento pela segurança e qualidade na assistência à saúde remota desde o final do século XX, tendo como marco o documento publicado pelo IOM, intitulado “Errar é humano: construindo um sistema de saúde mais seguro”1. Em 2002, a 55ª Assembleia Mundial da Saúde adotou o slogan, “Qualidade da atenção: segurança do paciente”, que solicitava urgência aos Estados Membros em dispor maior atenção ao problema da segurança do paciente1. No ano 2004, a 57ª Assembleia Mundial da Saúde apoiou a criação da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, nesse foi lançado o primeiro desafio global para o biênio 2005-2006: o controle das infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS)1. Para o segundo Desafio Global, no biênio 2007–2008 a área escolhida foi a segurança da assistência cirúrgica, com o tema “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”2. Para tanto foi definido um conjunto de normas de segurança direcionadas: aos procedimentos anestésicos cirúrgicos e das equipes cirúrgicas, à prevenção das infecções pós-cirúrgicas e monitoramento dos indicadores cirúrgicos3. E, considerando que as complicações cirúrgicas ainda respondem por uma grande proporção das mortes e injúrias, que podem ser preveníveis, foi que motivou a realização de uma pesquisa bibliométrica.



OBJETIVOS

Caracterizar e identificar as produções científicas relacionadas à segurança e qualidade da assistência nos serviços de Centro Cirúrgico (CC).



MÉTODO

Trata-se de um estudo bibliométrico, descritivo e retrospectivo. Foi realizado pesquisas nos Portais da Biblioteca Virtual em Saúde BVS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mês de abril de 2019. Para tanto foram utilizados os seguintes descritores: Segurança, Qualidade, Centro Cirúrgico. Critérios de inclusão: artigos científicos, publicados no período de 2008 a 2018. Localizados 342 na BVS, após leitura do título, selecionados 51 e 34, após leitura dos resumos. No Portal CAPES, localizados 187, sendo selecionados 15 após leitura dos títulos e seis após leitura dos resumos. Posteriormente foi elaborado um quadro em que os artigos foram organizados em colunas contendo ano/Portal de publicação, título, objetivo, método do estudo e temática delimitada.



RESULTADOS

40 produções científicas compuseram a amostra desse estudo. Dessas, 30(75%) são oriundos de pesquisas primárias e 27(67%), foram produzidas por enfermeiras. Do total das produções, 36 (90%), são artigos científicos. No que se refere aos temas abordados, 12(30%) descrevem e avaliam a adesão ao protocolo de cirurgia segura e estratégias adotadas para implementação da lista de verificação de cirurgia segura (cheklist); 11(27.5%), abordam sobre avaliações que vem sendo realizadas para guiar a melhoria da segurança e qualidade da assistência; desses, quatro publicações dão foco a avaliação da comunicação da equipe e a relação com a segurança e qualidade no âmbito dos CC; 06(15%) das produções estão voltadas para adoção de medidas de prevenção da Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC); 05(12.5%) dos estudos, estão direcionados para avaliação da cultura de segurança com utilização de escalas validadas, com vistas a identificar as fragilidades a serem trabalhadas para fortalecimento da cultura; e, 06(15%) investigações, abordam sobre a gestão de riscos e eventos adversos como vistas a proporcionar aumento da segurança e qualidade da assistência ofertada.



CONCLUSÃO

A caracterização e as temáticas identificadas nesse estudo bibliométrico mostraram-se relevantes quando apontam as tendências das produções sobre a temática segurança e qualidade no âmbito dos CC. Pode ser verificado que bibliometria, como ciência, pode ajudar no direcionamento de novas investigações científicas na área.



Palavras-chave:
 Segurança, Qualidade, Centro Cirurgico