Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 220-3

Poster (Painel)


220-3

Conhecimento da equipe de enfermagem sobre posicionamento cirúrgico e sua relação no desenvolvimento de Lesão por Pressão

Autores:
Jaqueline Lopes Gouveia2, Priscila Buck de Oliveira Ruiz2,1, Mariana Camargos dos Santos1, Dalva Maria da Silveira Roland1, Paula Buck de Oliveira Ruiz3
1 FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2 HB - Hospital de Base de São José de Rio Preto, 3 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

O posicionamento inadequado do paciente durante o ato cirúrgico pode acarretar complicações como desenvolvimento de lesões por pressão ( LPP) dentre outras. A equipe de enfermagem deve ter conhecimento e responsabilidade em promover intervenções com eficácia, amenizando as pressões durante a permanência do paciente na mesa cirúrgica. Portanto, podemos entender que esta área de pesquisa se abre para a Enfermagem visando avançar nos conhecimentos que obtivemos até os dias atuais contribuindo para edificar uma assistência perioperatoria com excelência. 



OBJETIVOS

Identificar o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem sobre posicionamento cirúrgico, processo de desenvolvimento de LPP e o papel da equipe na prevenção deste evento.



MÉTODO

Pesquisa de natureza exploratória, descritiva com abordagem quantitativa, realizada por meio de questionário semiestruturado aplicado na Equipe de Enfermagem de um Centro Cirúrgico de um Hospital Escola, no período de 01 a 31 de janeiro de 2019. Os critérios de inclusão foram pertencer a Equipe de Enfermagem (enfermeiro, aprimorando de enfermagem, e técnico de enfermagem), quanto aos critérios de exclusão: profissionais que não pertence à equipe de enfermagem. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.



RESULTADOS

Os questionários foi respondido por 87 funcionários, sendo 43,67%(38) com idade de 31 a 40 anos; 91% (80) sexo feminino, 93,10% (81) técnicos de enfermagem, 41,37% (36) formados entre 11 a 20 anos e 27,58% (24) trabalham de 1 a 5 anos no setor.Quando questionados se existe um protocolo na instituição 95,40% (83) responderam que sim. 63,21% (55) responderam que é de responsabilidade de toda a equipe do centro cirúrgico o posicionamento correto do paciente, 58,62% (51) relatam nunca terem passado por um treinamento no setor, 79,31% (69) conhecem e sabem utilizar todos os recursos disponíveis na unidade para o posicionamento cirúrgico, 95,40% (83) relatam importante o registro da posição no intraoperatório, 35,63% (31) responderam que a maior dificuldade encontrada no posicionamento cirúrgico é a falha na comunicação entre os membros da equipe, 97,70% (85) possui conhecimento e sabe identificar uma LPP, 81,60% (71) registram e descrevem aspecto da pele antes e após posicionamento cirúrgico, 70,11% (61) acreditam que as lesões por posicionamento elas podem ser desenvolvidas em pele integra ou até me pele já com lesões.  



CONCLUSÃO

O conhecimento é um requisito fundamental para as boas práticas em enfermagem. No caso das LLP este conhecimento evita a dor, sofrimento, bem como redução de custos para as instituições. Porém mesmo com a evidencia de baixo treinamento, nota-se que os envolvidos na pesquisa possuem conhecimento do tema abordado na sua grande maioria. Os resultados apontam para a necessidade e a importância da educação continuada para a atualização e o aprofundamento de conhecimentos para os profissionais em serviço, para atendimento de qualidade ao paciente.
 



Palavras-chave:
 Conhecimento, Cirurgia, Equipe de Enfermagem, Lesão por Pressão, Posicionamento do Paciente