Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 220-1

Poster (Painel)


220-1

Cancelamento cirúrgico: indicador de qualidade em hospital privado

Autores:
Jaqueline Lopes Gouveia1,2, Priscila Buck de Oliveira Ruiz2, Maristela Maricato de Souza1, Vanessa Aparecida Valadares Bispo 1, Thiago Luan Netto 1, Patricia Pavanelli Gonçalves Dias Garcia1
1 AUSTA - Centro Medico Rio Preto, 2 FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Resumo:
INTRODUÇÃO

O ato cirúrgico é um procedimento importante para a recuperação e manutenção da saúde de um indivíduo, uma vez que, após tal acontecimento, é esperado que o cliente evolua com uma melhor qualidade de vida, a qual só é possível com um bom trabalho em equipe, já que o setor de centro cirúrgico é uma unidade extremamente dinâmica. Para controlar esse desempenho, um dos instrumentos, frequentemente, utilizados para avaliação dos serviços tem sido os indicadores, que são medidas ou mensurações que ajudam a entender o tamanho, valor ou representatividade de uma variável. O monitoramento de determinados processos por meio dessa ferramenta de qualidade é instrumento importante de gestão, podendo corrigir problemas e redirecionar decisões gerenciais. Especificamente, tem sido imprescindível a mensuração do cancelamento cirúrgico para o gerenciamento desses serviços, uma vez que influencia na saúde do cliente e na dinâmica da unidade. 



OBJETIVOS

Investigar a taxa, motivos e especialidades médicas responsáveis pelos cancelamentos cirúrgicos de um hospital de ensino. 



MÉTODO

estudo de natureza quantitativa, retrospectivo ao período de janeiro a dezembro de 2018, realizado em hospital particular, médio porte (140 leitos), localizado no sudeste do Brasil. Os dados foram disponibilizados pelo bloco cirúrgico e para o cálculo do indicador foi adotada a fórmula adaptada da proposta pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Os resultados foram analisados quantitativamente, por meio de estatística descritiva básica e apresentados em tabelas e figuras. 



RESULTADOS

No período foram agendados 10.825 procedimentos cirúrgicos, destes 267 (2,46%) foram canceladas, apresentando mediana de 2,16%. O indicador variou de 1,60% (abril) a 3,43% (julho). Os principais motivos de cancelamentos relacionados a instituição foram: a pedido médico (70,04%) e convênio não autorizou (14,34%). Em relação ao motivo dos pacientes encontrou-se falta de internação do paciente (66,66%). 



CONCLUSÃO

 O indicador de cancelamento cirúrgico mostrou-se dentro do valor apresentado pela CQH, porém, as causas de cancelamento encontradas no estudo atual, direcionam o enfermeiro gestor a planejar intervenções para sua redução.
 



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Enfermagem de Centro Cirúrgico. , Suspensão de tratamento