Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 219-1

Oral (Tema Livre)


219-1

Cânulas de lipoaspiração: rastreamento da limpeza automatizada

Autores:
Rúbia Knobeloch dos Santos1, Carmen Pozzer2, Célia Rabaioli2, Suyan G. R. dos Santos2, Roberta Souza2, Rita Caregnato1
1 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 2 ISCMPA - Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Resumo:
INTRODUÇÃO

 A literatura aponta a limpeza como a etapa mais crítica no reprocessamento de materiais, ocorrendo mais erros.1 A limpeza deve ocorrer em toda a superfície do material, incluindo reentrâncias, articulações e lúmens (muitas vezes estreitos), com o intuito de evitar a formação de biofilme e reduzir a carga microbiana.2 Ressalta-se que a presença de sujidade no material reprocessado resulta em falha na esterilização. Deve-se buscar evidências que assegurem a eficácia do processo, para a segurança do paciente.3 : A literatura aponta a limpeza como a etapa mais crítica no reprocessamento de materiais, ocorrendo mais erros.1 A limpeza deve ocorrer em toda a superfície do material, incluindo reentrâncias, articulações e lúmens (muitas vezes estreitos), com o intuito de evitar a formação de biofilme e reduzir a carga microbiana.2 Ressalta-se que a presença de sujidade no material reprocessado resulta em falha na esterilização. Deve-se buscar evidências que assegurem a eficácia do processo, para a segurança do paciente.3



OBJETIVOS

Avaliar a eficácia da limpeza automatiza, pela lavadora ultrassônica, das cânulas de lipoaspiração de 4,0mm, através da visualização de sujidade no interior, com o aparelho de microscopia próprio para canulados (Stericam) e o rastreamento de cepas viáveis de Staphylococcus aureus ATCC 25923, por análise microbiológica.



MÉTODO

Estudo experimental, realizado em um Centro de Materiais e Esterilização (CME) e no Laboratório de Microbiologia de uma instituição hospitalar localizada no Rio Grande do Sul. População constituída por 22 cânulas de lipoaspiração de 4.00mm, disponíveis na instituição e amostra 14 cânulas selecionadas após aplicados os seguintes critério de exclusão: sujidade aparente impregnada, possível contaminação e sem possibilidade de desincrustação e/ou desgaste. Coleta de dados realizada em nove etapas, a saber: Seleção e Identificação das Cânulas; Limpeza com lavadora ultrassônica; Inspeção Visual Interna e Externa; Reprocessamento; Impregnação de Microrganismos (Staphylococcus aureus ATCC 25923) e Soil Test; Secagem; Limpeza Pós Impregnação; Lavagem de meio Caldo Soja Tripticaseína (TSB) e cultivo duplicata em Ágar Padrão de Contagem (PCA); e por último Inspeção com o Aparelho de Microscopia Próprio para Canulados.



RESULTADOS

Iniciou-se a pesquisa com uma população de 22 cânulas de 4,00mm, onde todas foram selecionadas ao acaso para receber a identificação, com marcações coloridas, possibilitando numerá-las de 1 a 22. Entretanto nessa etapa a cânula de número 1 foi considerada sem condições de uso, sendo excluída. Em seguida, procedeu-se a limpeza automatizada, completando a segunda etapa. A partir da inspeção visual interna e externa, foram aplicados os critérios de exclusão, que resultaram na retirada 7 cânulas do estudo, constituindo assim, o número da amostra final. A etapa do reprocessamento assegurava que as cânulas estavam seguras para o próximo passo, a impregnação dos microrganismos e do Soil Test. Após a secagem, as cânulas foram novamente submetidas a lavagem pela lavadora ultrassônica, estando prontas para as etapas finais do método. Ao realizar a lavagem em meio TSB e cultivo para determinação de crescimento bacteriano, evidenciou-se que todas as cânulas apresentaram recuperação de microrganismo e na inspeção com o microscópio para canulados, visualizou-se em 5 cânulas a presença de sujidade.



CONCLUSÃO

Não é possível garantir a eficácia da limpeza das cânulas de lipoaspiração de 4,00mm, pela lavadora ultrassônica, devido aos resultados positivos encontrados, para presenças de sujidade em 5 cânulas, da amostra de 14 e de microrganismo viáveis em todas.



Palavras-chave:
 Instrumentos cirúrgicos, Contaminação de equipamentos, Enfermagem