Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 214-3

Poster (Painel)


214-3

Logística de implementação de uma central de material e esterilização satélite

Autores:
Rafaela Spíndola de Souza 1, Maria Poliana Lima Reis1, Carliana Dias Sousa1, Sinara Araújo Bezerra Santos1, luana Maria Diniz Almeida1
1 HUUFMA - Hospital Universitário Federal do Maranhão

Resumo:
INTRODUÇÃO

A Central de Material e Esterilização é uma unidade complexa, sendo ainda mais específica quando falamos no atendimento exclusivo à especialidade oftalmológica¹. Diante dessa prática, a importância dos enfermeiros atuantes  em CME deve ser ativa, com a responsabilidade na prevenção e controle das infecções, principalmente quanto a Síndrome Tóxica do segmento anterior(TASS)². Considerou-se a estruturação de uma central de material semi estruturada, denominada de satélite, onde foram desenvolvidas as atividades de limpeza e preparo com  o posterior encaminhamento dos materiais a uma central de material centralizada.



OBJETIVOS

Relatar a experiência de enfermeiros em um Hospital Universitário quanto o processo de implementação de uma central de material e esterilização satélite para atendimento exclusivamente a especialidade oftalmológica.



MÉTODO

Pesquisa descritiva, narrativa, do tipo relato de experiência, realizada entre os meses de Setembro de 2017 a junho de 2018.



RESULTADOS

O processo de estruturação e implementação de uma centra de material e esterilização para atendimento à especialidade oftalmológica ocorreu em sete etapas: Diagnóstico do ambiente, estruturação física, levantamento dos recursos humanos conforme necessidade, estruturação de equipamentos, logística da esterilização e transporte do material, formulação de procedimentos padrão, treinamento da equipe. Contou com a participação e o envolvimento da equipe de enfermagem desde o planejamento e gerenciamento das atividades até a etapa de execução.



CONCLUSÃO

O compromisso e  engajamento  dos profissionais enfermeiros em todas as etapas de estruturação e logística da central de material satélite contribuiu para cumprimento das etapas, garantindo um processamento seguro dos materiais utilizados nas cirurgias oftalmológicas, através de uma organização sistemática da execução do trabalho.



Palavras-chave:
 Logistica , enfermagem, organização e administração, procedimentos cirúrgicos oftalmológicos