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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 212-1

Poster (Painel)


212-1

Percepção sobre o Round de Segurança para a equipe do Bloco Operatório

Autores:
Itala P A Mourao1, Alessandra C O Silva1, Andréia Marques1
1 HAF - Hospital Sao Luiz Analia Franco

Resumo:
INTRODUÇÃO

As empresas estão focadas em ser competitivas, para tanto, é necessário implementar soluções eficientes visando“reduzir os tempos e ciclos, consumo de recursos naturais, aumentar a qualidade; superar as expectativas e conquistar os clientes, cada vez mais exigentes"1. Muitas utilizam a metodologia lean six sigma -LSS “estratégia de negócio que visa reduzir a variabilidade do processo pela efetiva utilização de ferramentas e técnicas estatísticas”, provinda da junção da metodologia lean manufacturing(manufatura enxuta)– que foca na eliminação de desperdícios para gerar valor dentro do processo produtivo e seis sigma - ênfase na redução da variabilidade dos processos. Na área da saúde é necessário garantir a homogeneidade dos processos e segurança do paciente com disciplinado programa, analisando estatísticas para mensurar e aprimorar o desempenho operacional, através da eliminação de defeitos, erros ou falhas nos serviços prestados ou nos processos2. Criou-se, um instrumento denominado – Round de Segurança, que permite abordar: metas e seu cumprimento; Presença de pontos de atenção; Orientações; sanar dúvidas; salientar presença de homônimos; Levantar a percepção dos pacientes; estimular a lavagem das mãos; Melhorias no acolhimento do cirurgião; é método dinâmico, permitindo diversas abrangências pertinentes ao processo de melhoria, justificando sua aplicabilidade e a motivação para avaliação da percepção que os colaboradores têm desta metodologia.



OBJETIVOS

 Avaliar a percepção que os colaboradores do bloco operatório possuem sobre o Round de segurança; aplicar a metodologia através da ferramenta;Identificar os benefícios da utilização do Round no planejamento do setor.



MÉTODO

Escolhido relato de experiência com abordagem quali-quantitativa através da coleta de dados para observar os fenômenos e obter resultados ao término da pesquisa, que permitam o entendimento destes. A análise de técnicas aprofunda o conhecimento aplicado e permite a discussão de acordo com a complexidade do objeto.



RESULTADOS

Foram aplicados questionários estruturados com 9 perguntas de múltipla escolha, com respostas estruturadas em :Sim, Não e Talvez; com campo de texto livre para comentários ao final.A amostra foi composta pelos colaboradores do centro cirúrgico e áreas de apoio: CME, escriturária, transporte do Centro cirúrgico e farmácia satélite, totalizando 97 pessoas, nas quais atingimos 65 questionários respondidos (67%). Foram elencados como pontos positivos: “...importante para que as informações entre os plantões não se percam...” “...organiza as tarefas diárias, promovendo comunicação efetiva ...” “...melhora a qualidade do serviço e resolve problemas iminentes...” “...permite levantamento e discussão de problemas e soluções alcançadas...”

O round é uma ferramenta de gestão e alinhamento de condutas, reforça boas práticas assistenciais e atualiza de protocolos. Como estratégia de aprendizado, mensalmente é implantado no round dinâmica em grupo, mensagens e, Quiz com perguntas dos rounds anteriores, estimulando a união da equipe, participação e fixação do conteúdo.

Como aspectos negativos: “...não específico para as funções (ex. transporte)...” “...poucas vezes consigo participar..." “....ser mais rápido e objetivo...”

Os assuntos primordiais abordados seguem uma lista de prioridades e levantamentos de problemas anteriores e possíveis problemas. Alguns temas abordados se adequam ao: comportamento profissional, cuidados de enfermagem, controle de infecção, auditorias, previsão e provisão de insumos – farmácia e CME.



CONCLUSÃO

Conclui-se que o Round é uma ferramenta  norteadora para a equipe, destaca o interesse e empoderamento profissional no quesito de gestão, melhorias do setor, bem como uniformização de condutas assistenciais, traz portanto um real levantamento de números importantes para a performance do setor, prevenção de possíveis falhas e medidas corretivas em preteritamente ao desfecho negativo.



Palavras-chave:
 Avaliação em Saúde, Segurança do paciente, Seis sigma