Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 210-4

Poster (Painel)


210-4

Medidas de prevenção da hipotermia no Período Intra-operatório: uma revisão integrativa

Autores:
Imaculada Pereira Soares2, Thaís Honório Lins bernardo2, Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé2, Thalia Xavier silva1, Ana Caroline Melo dos Santos1, Karla Mychelle Cezario de Lima2
1 UNIRB - Faculdade Regional da Bahia , 2 UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Resumo:
INTRODUÇÃO

A hipotermia é definida como temperatura central corporal menor que 36°C e consiste em um evento comum na dinâmica intra-operatória. Durante o procedimento anestésico-cirúrgico, a hipotermia ocorre principalmente devido as alterações induzidas pelos agentes anestésicos na fisiologia da termorregulação culminando na diminuição do metabolismo do paciente e a sua exposição ao ambiente frio da sala de cirurgia. Estudos tem evidenciado que  a presença deste evento acarreta em efeitos deletérios nas funções orgânicas do paciente.



OBJETIVOS

Descrever a produção científica de enfermagem sobre as medidas de prevenção da hipotermia no período intra-operatório.  



MÉTODO

Foi realizado uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scielo e Pubmed com os descritores hipotermia, enfermagem e cirurgia em conjunto com o conector booleano AND sobre a produção científica relacionado a hipotermia no período intra operatório e as perspectivas da enfermagem. Foram incluídos artigos científicos que se enquadrassem na temática proposta, em português e com acesso aberto. Sendo porventura, excluídos os artigos de revisão de literatura e que não abordassem o objeto deste estudo.



RESULTADOS

Foram encontrados 13 artigos científicos, entretanto dois abordaram o tema deste estudo após aplicação dos critérios de exclusão. Ambos os estudos de abordagem quantitativa demonstraram diferenças particulares quanto aos métodos empregados na prevenção da hipotermia pela equipe de enfermagem. O método de infusão de liquidos ativos associado com o uso de lençol de algodão não demonstrou ser suficiente para a prevenção da hipotermia, entretanto o aquecimento cutâneo com o uso de lençol de algodão associado ao enfaixamento dos membros inferiores mostrou-se mais efetivo na prevenção e tratamento da hipotermia do paciente cirúrgico.



CONCLUSÃO

Conclui-se que os métodos usados trouxeram resultados divergentes, e se mostra necessário a busca e implementação de novos protocolos e desenvolviemnto de novas tecnologias direcionadas a prevenção e tratamento do paciente cirúrgico hipotérmico. É visto a importância do papel do enfermeiro na atuação do risco de hipotermia no período intra-operatório, e do sucesso pós-operatório do paciente.



Palavras-chave:
 Hipotermia., Cuidados de Enfermagem., Centros Cirúrgicos