Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 210-2

Poster (Painel)


210-2

Utilização do check-list de cirurgia segura via software: relato de experiência

Autores:
Imaculada Pereira Soares1, Alba Regina Cartaxo Sampaio Thomé1, Christefany Régia Braz Costa 2, Jane Keyla Souza dos Santos Macedo1, Rayane Jordan da Silva Araújo1, Thais Honório Lins Bernardo1
1 UFAL - Universidade Federal de Alagoas , 2 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

Os sistemas eletrônicos ajudam o enfermeiro a organizar e administrar várias informações, fornecendo, em tempo real, todo e qualquer dado que estes profissionais necessitam para o desenvolvimento de suas ações. Diante deste cenário, as equipes de saúde têm o desafio de se instrumentalizar para agregar novas tecnologias à profissão com vistas à sistematização do cuidado e fundamentação técnico-cientifica do conhecimento.



OBJETIVOS

Relatar a experiência da utilização de um software para gerar informações através do registro do Checklist de cirurgia segura em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência da utilização de um checklist preenchido pela equipe de enfermagem por meio de um software, em 2018, no centro cirúrgico de um serviço de referência em cardiologia, na região nordeste. A construção do software teve início a partir da necessidade do serviço de ter um instrumento informatizado, a fim de atender o propósito de cirurgia segura, diminuindo a possibilidade de erros, e que pudesse gerar dados e indicadores através do seu preenchimento. A primeira etapa foi a compactação do checklist no software, seguida da eleição dos indicadores que seriam gerados a partir do mesmo. A utilização foi iniciada após a realização de treinamentos que objetivaram sensibilizar e envolver a equipe de enfermagem. O preenchimento aconteceu pela equipe de enfermagem nos momentos de Sign in, Time out e Sing out do checklist de cirurgia segura.



RESULTADOS

Ao iniciar o preenchimento no sistema foi identificado alguns problemas como a geração de gráficos e a não identificação de alguns pacientes, que foi sanado ao longo de seis meses. Após seis meses de implantação, o checklist foi utilizado em 96,36% das cirurgias, e esse sucesso se deu pela boa aceitação dos técnicos de enfermagem e dos profissionais que responderam aos questionamentos. A implantação do checklist promoveu uma maior efetividade na produção de dados para gerenciamento do enfermeiro, como taxa de adesão ao checklist de cirurgia segura, administração da antibioticoprofilaxia cirurgica, perfil cirúrgico, incidentes e eventos adversos durante o intraoperatório.



CONCLUSÃO

A experiência da utilização do software foi capaz de gerar indicadores através do registro pelo checklist de cirurgia segura, promover maior facilidade do preenchimento e maior otimização do tempo de trabalho. A utilização deste tipo de sistema contribui para ajudar nos processos decisórios gerenciais e assistenciais, incrementando a assistência de enfermagem.



Palavras-chave:
 Sistemas de informação em salas cirúrgic, Enfermagem., Tecnologia biomédica.