Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 208-4

Poster (Painel)


208-4

Síndrome de Burnout entre os profissionais de enfermagem do centro cirúrgico

Autores:
Marinho JCV1, Ramos ET1, Barreto GRS1, Araujo SMS1, Vasconcelos ACP1, Sandes SMS1
1 ESTÁCIO FASE - Faculdade Estácio de Sergipe

Resumo:
INTRODUÇÃO

O estresse é definido como um processo de alteração mental e físico causado por situações de cansaço e/ou desgaste extremos, que pode evoluir com manifestações psicopatológicas nos indivíduos que o apresentam. Uma das manifestações frequentes do estresse diz respeito às chamadas doenças psicossomáticas, que se caracterizam por um sofrimento físico e mental. Neste contexto novas enfermidades surgem decorrentes das mudanças que são colocadas no mundo do trabalho. Dentre elas, é possível perceber crescimento da Síndrome de Burnout.



OBJETIVOS

Analisar se há profissionais acometidos pela síndrome de Burnout segundo o instrumento Maslach Burnout Inventory entre os profissionais de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital geral.



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quantitativa, realizada nos meses de março e abril de 2019. A amostra foi composta por 15 profissionais de enfermagem do centro cirúrgico, com idade a partir de 18 anos. Foi utilizado o instrumento de Maslach Burnout Inventory como questionário estruturado para coleta dos dados, a mesma iniciou após aprovação do comitê de ética por meio da Plataforma Brasil, sob o número do parecer 3.205.006. As variáveis categóricas foram descritas por meio de frequência absoluta e relativa percentual.



RESULTADOS

Foi observado que 100% dos profissionais de enfermagem eram do sexo feminino, 73,3% possuíam filhos. Das funcionárias pesquisadas, 53,3% possuíam carga horária semanal acima de 42 horas, por terem outro vínculo empregatício. Quanto aos fatores predisponentes, para desenvolvimento da Síndrome de Burnout, o mais relatado foi o quesito nunca perceber que a instituição é sensível às necessidades dos funcionários com 60% e 33,3% relataram que não existe respeito nas relações de trabalho internas na instituição. Considerando também os fatores somáticos, os mais predominantes foram, pouco tempo para si (40%), sentimento de cansaço mental (33,3%) e apresentar perda do desejo sexual (13,3%). De acordo com os resultados da Maslach Burnout Inventory foi verificado que 53,3% possuem nível alto de exaustão emocional e 66,7% possuem nível alto de despersonalização, em contrapartida, 46,7% apresentam alto nível para realização profissional.



CONCLUSÃO

Conclui-se que é provável existir profissionais de enfermagem do centro cirúrgico com diagnóstico de Síndrome de Burnout pela Maslach Burnout Inventory, e que a maioria apresentaram critérios para o desenvolvimento da síndrome.



Palavras-chave:
 Centros cirúrgicos, Esgotamento profissional, Profissionais de enfermagem