Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 203-1

Poster (Painel)


203-1

Desafios no gerenciamento da unidade de centro cirúrgico

Autores:
Kamila Machado Freitas1, M. Helena Aoki Nepote1
1 UNIP - Universidade Paulista

Resumo:
INTRODUÇÃO

O Centro Cirúrgico (CC) é uma unidade hospitalar onde são realizados procedimentos anestésicos e cirúrgicos de diferentes níveis de complexibilidade, com atuação simultânea de diversas categorias profissionais de igual importância. Atualmente enfermeiros são os agentes responsáveis pelo gerenciamento desse setor, que exige a supervisão de atividades técnicas, e execuções de atividades administrativas e burocráticas. Devido à sua complexidade e abrangência, estas atividades demandam ações no sentido da implementação de práticas de melhoria contínua, causando assim um grande impacto em todo o processo de trabalho.



OBJETIVOS

Esse estudo objetivou identificar na literatura artigos que relatam estratégias e relacionadas à atuação do enfermeiro frente aos diferentes desafios encontrados no CC.



MÉTODO

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de 24 artigos científicos, na lingua portuguesa, entre os anos 2.003 e 2.018. As bases de dados on-line do Portal de Periódicos BVS, Lilacs e Scielo.



RESULTADOS

Dentre as revistas mais relevantes para enfermagem encontramos 10 artigos na Revista da SOBECC (40%); Revista Brasileira de Enfermagem (3) 12%;  Dissertação de Mestrado (3) 12%; Revistas de Escolas de Enfermagem, sendo 2 artigos da Região Sudeste 8%, Região Sul (2) 8%, Região Centro Oeste (1) 4%; Revista de Administração e Saúde (1) 4%; Revista de Administração e Sistemas de Informação (1) 4%; Revista Gestão e Desenvolvimento (1) 4%; Revista Saúde e Ciência (1) 4%. Os anos que mais observamos publicações foram em 2.009 e 2.014 com 4 publicações em cada ano citado, somando nesses anos 32%; seguidos por 2.006 (3), 2.012 (3), 2.017 (3), que somaram 36%; seguidos com 2 publicações em cada ano (2.004, 2.016, 2.018), sendo que em 2.008 e 2.010 coletamos somente 1 publicação em cada ano. Pôde-se verificar que a atividade mais citada foi relacionada à gestão de pessoas (35,2%), seguido da avaliação dos resultados (18,4%), distribuição do tempo dos enfermeiros (11,8%) e coleta de dados para avaliação de resultados (9,6%). As demais atividades obtiveram menores citações nos artigos, sendo elas: análise de desempenho das atividades (8,5%), execução da diminuição dos riscos e efeitos adversos (5,7%), sistematização da assistência de enfermagem (4,3%), provisão de recursos materiais (4,3%), provisão de manutenção preventiva (2,2%). Os desafios e as estratégias dos enfermeiros relacionados às suas atividades demandam constante articulação entre o âmbito assistencial e gerencial para qualificar suas ações cotidianas. Destacamos dentre os desafios da enfermagem no gerenciamento do CC: a constante relacionada ao fator tempo, a dificuldade da integração das atividades técnicas, administrativo-burocráticas e assistenciais, a adequação do dimensionamento de pessoas em relação aos processos de trabalho, dada a execução das atividades de múltiplas competências e, especificamente no ambiente cirúrgico, verificou-se a preocupação da otimização no uso da sala de operação, desperdício, a gestão de suprimentos, equipamentos e materiais especiais que impactam na sustentabilidade do hospital.



CONCLUSÃO

Pudemos verificar o importante papel do enfermeiro ao promover a harmonia no ambiente de trabalho, já que o desempenho do CC está diretamente ligado ao gerenciamento do mesmo; de modo que ele saiba lidar com os conflitos que venham a surgir na equipe. Compete ao enfermeiro desenvolver e executar estratégias que venham a contribuir com a evolução da equipe de enfermagem, como também estender a todo ambiente cirúrgico. Para isso é imprescindível o aprimoramento e constante atualização dos conhecimentos.



Palavras-chave:
 Organização e administração, Estratégias, Desempenho, Dificuldade, Desafio