Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 200-2

Poster (Painel)


200-2

Filosofia Lean na Gestão em Saúde e no centro cirúrgico: Revisão Integrativa

Autores:
Valdete Loh Duz1, Hellen Maria de Lima Graf Fernandes1,2, Luis Angelo Ozan Maligieri 1, Larissa Bueno Pimentel Sabetta Techio2
1 UNIARARAS - Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO, 2 UNICAMP - Universidade Estatual de Campinas

Resumo:
INTRODUÇÃO

A economia mundial está passando por transformações que afetam diretamente o setor da saúde, impondo aos gestores mudanças organizacionais que sejam eficazes em tempos de instabilidades econômicas e políticas. A filosofia Lean tem origem na indústria japonesa, provém do Sistema Toyota de Produção e seu método é utilizado em vários outros seguimentos, com bons resultados relatados pela gestão dos serviços.

A introdução da filosofia Lean na saúde vem ganhando notabilidade por seus resultados excelentes e trabalha como premissa a identificação de problemas como oportunidade de melhorias sistêmicas. Tudo isso com a participação efetiva dos colaboradores que executam as tarefas, sendo estes, profundos conhecedores dos processos.

O centro cirúrgico é um setor muito complexo que para um bom desempenho necessita de interação constante com vários fornecedores diretos e indiretos e seu resultado está relacionado à eficácia do resultado de todos esses processos. Sendo o Lean uma filosofia com foco em otimização de recursos e eliminação de desperdícios, poderá auxiliar muito na gestão cirúrgica, principalmente na identificação de oportunidades de melhoria.



OBJETIVOS

Verificar e descrever o impacto da implementação do Lean na gestão em saúde e identificar na literatura se o centro cirúrgico está entre os setores que buscam esta filosofia de gestão para revisão de processos.



MÉTODO

Utilizamos a revisão de Integrativa a partir de bases de dados Scielo, e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizando artigos originais disponíveis on-line, publicados entre 2006 a 2018, nos idiomas em português, inglês e espanhol que relatassem a implementação da filosofia Lean na saúde. A pesquisa foi realizada no período de julho de 2018 a fevereiro de 2019 com os descritores e palavras chaves: “lean healthcare”, “gestão de qualidade”, “pensamento enxuto”. Totalizaram 243 artigos encontrados, após a exclusão dos duplicados e leitura dos resumos, a amostra final foi de 20 artigos.



RESULTADOS

O desenvolvimento desse estudo possibilitou identificar alguns impactos da aplicabilidade da Filosofia Lean na saúde, sendo eles os de maior prevalência: aumento da produtividade, redução no tempo de espera, redução de desperdícios, agilidade dos processos, aumento da eficiência da equipe e redução de custos desnecessários. Dos locais que evidenciamos nos estudos, 75% foram na área Hospitalar, seguido 10% nos Ambulatórios, 5% nas Unidades Básicas de Saúde, 5% em Medicinas Diagnósticas e 5% em outras instituições.  Dentre as unidades hospitalares, 80% das instituições implementaram o Lean no centro cirúrgico, principalmente pela necessidade de otimização de recursos. Em todos os artigos estudados, os setores cirúrgicos conseguiram êxitos na utilização do Lean, sendo a diminuição de lista de espera e aumento da produtividade os resultados mais encontrados.  



CONCLUSÃO

Por meio desse estudo observou-se que a implantação da filosofia Lean quando aplicado seus princípios e estratégia organizacional proporcionam resultados efetivos para a gestão em saúde e que o centro cirúrgico é um setor que pelas suas características de fluxos e processos pode se beneficiar com o uso desta filosofia. A gestão em saúde precisa inovar e buscar alternativas cada vez mais efetivas para o alcance de melhores resultados e o Lean pode ser uma alternativa. Há um campo vasto em saúde para ser aplicado os conceitos da filosofia Lean e avaliar sua eficácia em longo prazo, necessitando de estudos longitudinais para comprovar seus benefícios.  



Palavras-chave:
 Lean healthcare, Gestão de qualidade, Centro Cirúrgico