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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 200-1

Poster (Painel)


200-1

Gestão do Centro Cirúrgico e a implementação do Lean Healthcare para otimização de processos

Autores:
FERNANDES, HMLG1, TECHIO, LBPS2, MERES, ALF2, GUIRARDELLO1
1 UNICAMP - Universidade Estatual de Campinas, 2 PUC - Hospital PUC - Campinas

Resumo:
INTRODUÇÃO

O Centro Cirúrgico, como o setor hospitalar onde são executados procedimentos anestésico-cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, tanto em caráter eletivo quanto emergencial, caracteriza-se como uma unidade de alta complexidade, e devido à diversidade de recursos humanos e materiais especializados necessários, para seu funcionamento, sua gestão torna-se estratégica dentro das Instituições.  Requer um alto e constante investimento financeiro, para atingir as especificidades do setor, no qual muitas vezes, ultrapassa os lucros e gera desafios à sua sustentabilidade. Com a metodologia Lean visamos a redução de custos, a melhoria do feedback do pessoal de saúde, o aumento da qualidade do atendimento e da produção, entre outros benefícios atingidos com a avaliação de processos que agregam valor. O Lean apresenta uma série de ferramentas e metodologias, que auxiliam a gestão e suas equipes em busca de um melhor desempenho. Em suma, uma redução nos custos associados a não qualidade, fonte de eventos adversos e prejuízos financeiros para as instituições de saúde. Com a expansão no Lean, alguns pontos se tornam relevantes para a compreensão desta filosofia e seus impactos aos setores.



OBJETIVOS

Descrever a implantação do Lean no centro cirúrgico, bem como as estratégias utilizadas e analisar os indicadores de resultado obtidos no primeiro ano de implentação.



MÉTODO

Trata-se de um estudo quantitativo, com abordagem transversal e descritiva, realizado no centro cirúrgico de um hospital universitário. Em agosto de 2017 foi constituído com um grupo de trabalho multiprofissional, com representantes da alta direção, que orientados por uma consultoria especializada, direcionaram o projeto. Após a capacitação da equipe, as etapas do Lean foram percorridas: mapeamento do processo com definição do lead time (período do início e término de uma atividade); medição dostempos, análise dos indicadores, construção do A3, plano de ação com definição das metas. Os planos de ação foram estabelecidos com ações imediatas e com data para conclusão em dezembro de 2018.



RESULTADOS

Os resultados obtidos impactaram diretamente nos indicadores e resultados gerenciais da unidade. Dentre os eles, a efetividade do planejamento do mapa cirúrgico que colocamos como meta inicial, um aumento de 10% e atingimos 12,6% como resultado após doze meses de ações, ou seja, realizamos a cirurgia proposta no horário e na sala cirúrgica destinada no agendamento cirúrgico, minimizando a ociosidade de sala entre remanejamentos. Outro objetivo era o aumento na produção de convênios privados, também com a mesma meta citada acima de 10%, e fechamos o ano de 2018, com um aumento de 12% em relação ao ano anterior, contribuindo com o planejamento estratégico da Instituição. Outro aspecto de relevância para a setor foi que aumentamos em 14% o número de cirurgias do primeiro horário que iniciaram até as 07:00 horas, sendo fundamental para não impactar nas demais cirurgias planejadas para o dia. Houve envolvimento da pré-internação, internação, setor de preparo do paciente e toda equipe do centro cirúrgico para viabilizar esse processo. Estes resultados só foram alcançados, pelo diagnóstico situacional crítico e que agregou valor aos envolvidos no processo cirúrgico, desenvolvimento do plano de ação proposto, cumprindo as metas e prazos estabelecidos e pela sensibilização e engajamento das equipes.



CONCLUSÃO

O Lean é um modelo de gestão que fornece subsídios para o engajamento dos profissionais na estrutura e nos processos, colaborando efetivamente para melhores resultados organizacionais. A gestão do centro cirúrgico deve constantemente rever seus processos com a finalidade de detectar desperdícios e identificar oportunidades de otimização.



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Lean Healthcare, Gestão da Qualidade