Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 199-2

Poster (Painel)


199-2

Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória: construção de instrumento unificado

Autores:
Silva, A.L.R.1, Rodrigues,M.O.1, Sousa,E.T.G.1, França,S.M.1, Sousa,J.D.P.1
1 HUAC - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO

Resumo:
INTRODUÇÃO

A Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP) é uma ferramenta de trabalho da Enfermagem que se baseia na assistência integral em todas as fases do perioperatório, de forma continuada, participativa, individualizada, documentada e avaliada e sua implementação deve ser operacionalizada por enfermeiros que atuam nas diversas etapas da assistência de enfermagem perioperatória na busca de satisfação das necessidades da pessoa em condição cirúrgica. A efetivação de sua implementação perpassa caminhos que dentre eles está à elaboração de instrumentos adequados que estejam direcionados ao setor e ao perfil da clientela a ser atendida.



OBJETIVOS

Relatar a experiência durante o processo de construção de um instrumento unificado para a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no pré, trans e pós-operatório.



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência vivenciada por enfermeiros assistenciais em um Centro Cirúrgico de um hospital de ensino da Paraíba, no período de junho de 2018 a fevereiro de 2019.



RESULTADOS

Foi construído um instrumento unificado com o objetivo de implementar a SAEP no período perioperatório a qual se aplica a clínica cirúrgica, salas operatórias e unidade de recuperação pós-anestésica. Para a construção do instrumento, primeiramente foi feito o reconhecimento dos setores envolvidos com observação do seu processo de trabalho, identificação do perfil da clientela atendida e identificação dos principais procedimentos de enfermagem e cirúrgicos executados. Em seguida, a literatura científica foi consultada a fim de selecionar um modelo conceitual para nortear a coleta de dados, além de identificar dados importantes e mais utilizados no âmbito cirúrgico para fazerem parte do instrumento de implementação da SAEP. O instrumentos foi inicialmente elaborado, permitindo a documentação escrita do histórico, diagnóstico, planejamento, implementação e resultados de enfermagem evidenciados durante a assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico no período pré, transoperatório e recuperação pós-anestésica. Para elaboração dos diagnósticos e prescrições de enfermagem foi utilizada a Taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) 2009-2011 e as intervenções da Nursing Interventions Classification (NIC), respectivamente. Após o processo inicial de construção, os instrumentos foram testados pela equipe de enfermagem dos setores envolvidos e os mesmos sofreram adequações com o objetivo de obter a versão final.



CONCLUSÃO

Durante a experiência vivenciada foi criado um instrumento que permitiu a implementação da SAEP em todo o período perioperatório. A implementação da SAEP fortalece a atuação da Enfermagem Perioperatória, contribuindo para o avanço do conhecimento científico da enfermagem e auxiliando os profissionais que atuam na área cirúrgica a sistematizar o cuidado a fim de ofertar uma assistência qualificada.Durante a experiência vivenciada foi criado um instrumento que permitiu a implementação da SAEP em todo o período perioperatório. A implementação da SAEP fortalece a atuação da Enfermagem Perioperatória, contribuindo para o avanço do conhecimento científico da enfermagem e auxiliando os profissionais que atuam na área cirúrgica a sistematizar o cuidado a fim de ofertar uma assistência qualificada.



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Assistência de Enfermagem, Enfermagem Perioperatória