Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 190-2

Poster (Painel)


190-2

Educação em saúde: a atuação da Enfermagem no cuidado pós-operatório

Autores:
Brenna Cavalcanti Maciel Modesto2,1, Emanuela Batista Ferreira e Pereira1, Júlia Larissa de Souza Silva1, Marcos Soares de Lima1, Adriana Paula Oliveira dos Santos1, Stéfanie dos Santos Wagner1
1 FENSG - UPE - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco, 2 HR - Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra

Resumo:
INTRODUÇÃO

O pós-operatório (PO) é o período que abrange desde o momento em que o paciente sai da sala de cirurgia até o retorno às suas atividades normais. A sua duração é variável, pois depende do tipo de cirurgia realizada e das condições fisiológicas do paciente¹. Nesta etapa do processo, as perspectivas dos pacientes estão direcionadas para os procedimentos e cuidados que serão necessários para dar continuidade ao tratamento visando uma recuperação rápida e sem grandes intercorrências. Neste cenário, a enfermagem atua no tratamento e nas orientações educativas aos pacientes e familiares, promovendo a recuperação e bem-estar durante a internação e capacitando-o para o autocuidado após o recebimento da alta hospitalar². Este processo de educação em saúde orienta para os cuidados no pós-operatório promovendo assim segurança e autonomia ao paciente, gerando um compromisso com sua própria saúde e com a continuidade dos cuidados necessários a fim de evitar complicações pós-operatórias que são frequentemente associadas ao desconhecimento do paciente quanto aos cuidados em domicílio³.



OBJETIVOS

Promover atividades de educação em saúde aos pacientes no pós-operatório em um hospital universitário objetivando o autocuidado e a diminuição de complicações pós cirúrgicos.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem integrantes do projeto de extensão universitária intitulado: Vou fazer uma cirurgia! E agora? - Intervenção educativa de apoio à experiência cirúrgica. As ações acontecem semanalmente e nelas são realizadas atividades de educação em saúde direcionadas à pacientes pós-cirúrgicos internados na unidade hospitalar de referência do grupo, cujo agendamento cirúrgico está marcado. Para o desenvolvimento destas atividades educativas são feitas primeiramente buscas por informações contidas no agendamento cirúrgico das unidades e/ou informações passadas pelas equipes de enfermagem e médica acerca dos pacientes que estão com cirurgia agendada. Nestas ações são oferecidas informações acerca do autocuidado no período pós-operatório, como o cuidado ao tossir, a deambulação precoce, os cuidados com a alimentação, o uso correto das medicações, o retorno às consultas e a troca de curativos. As ações são realizadas utilizando como subsídio dinâmico e prático um álbum seriado ilustrado, folders e cartilha educativa, com orientações referentes à assistência no momento pós-cirúrgico.



RESULTADOS

Analisando as intervenções realizadas aos pacientes do PO, percebe-se uma boa interação no esclarecimento de dúvidas, assim como diminuição de anseios comuns em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Grande parte dos pacientes orientados relatam a efetividade da ação educativa pelo esclarecimento e empoderamento no processo do autocuidado. Este processo de ensino-aprendizagem garante aos acadêmicos uma construção mútua de conhecimento através da experiência de educador em saúde, compreendendo assim o comprometimento e dedicação que exige do enfermeiro domínio de conhecimento e empatia para uma boa receptividade, assegurando assim uma boa recuperação para os pacientes.



CONCLUSÃO

Diante disso, é evidente a importância da participação efetiva dos profissionais de enfermagem frente aos cuidados do paciente no período pós-operatório. Nota-se também que a educação em saúde é uma importante ferramenta para a promoção do autocuidado, pois é efetiva no esclarecimento de dúvidas e proporciona, de forma lúdica, as orientações necessárias para que seja possível reduzir as possíveis complicações deste período e trazer qualidade de vida aos pacientes.



Palavras-chave:
 Autocuidado, Cuidados de enfermagem, Cuidados de enfermagem, Enfermagem perioperatória