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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 190-1

Poster (Painel)


190-1

Uso de álbum seriado em intervenções durante período pré-operatório: relato de experiência

Autores:
Brenna Cavalcanti Maciel Modesto2,1, Emanuela Batista Ferreira e Pereira1, Aline Ferreira de Lima Silva1, Rafaela Nunes da Costa1, Maria Alice Soares de Oliveira1, Jéssyka Larrisa Marcolino Cavalcanti Silva1
1 FENSG - UPE - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco, 2 HR - Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra

Resumo:
INTRODUÇÃO

Diante da necessidade de intervenção cirúrgica, independente do seu grau de complexidade, este momento é normalmente acompanhado de anseios, dúvidas e medo¹. Muitas vezes, isso se dá pela falta de informação sobre os acontecimentos que sucedem a cada uma das fases da cirurgia, essas orientações devem ser realizadas na fase pré-operatória. O álbum seriado é uma ferramenta bastante facilitadora nesse processo, apresentando o conteúdo de forma simples e didática, utilizando imagens e desenhos contribuindo para melhor compreensão do paciente².



OBJETIVOS

Relatar a experiência de acadêmicos do curso de enfermagem em ações de extensão sobre intervenções educativas com o uso de álbum seriado no período pré-operatório.



MÉTODO

Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, sobre ações extensionistas realizadas por acadêmicos de enfermagem em hospital universitário no ano de 2019. O projeto de extensão intitulado: “Vou fazer uma cirurgia! E agora? – Intervenção educativa de apoio à experiência cirúrgica” realiza atividades de educação em saúde direcionadas à pacientes pré-cirúrgicos utilizando um álbum seriado ilustrado para os pacientes que aceitem participar da intervenção.



RESULTADOS

A partir da vivência dos extensionistas, percebeu-se a real necessidade de ações de educação em saúde acerca do período pré-operatório. No geral, os pacientes se apresentavam muito ansiosos e nervosos no período antecedente ao ato cirúrgico. Após aceitarem a intervenção educativa, durante a mostra do álbum seriado, os pacientes apresentaram dúvidas comuns entre si: “Como vai ser o corte?”, “Eu vou sentir dor?”, “Eu vou estar acordado ou dormindo?”, entre outros questionamentos. Algumas outras dúvidas sobre doação de sangue, preparação para cirurgia e tempo de jejum foram esclarecidas durante a mostra do álbum seriado. O álbum é didático, seu conteúdo é composto por frases curtas e imagens ilustrativas, como, por exemplo, sobre a vestimenta cirúrgica e o ambiente da sala de cirurgia.



CONCLUSÃO

Em virtude do que foi mencionado, destaca-se a importância da educação em saúde juntamente com o álbum seriado. Com a finalidade de favorecer o esclarecimento de dúvidas dos pacientes que irão passar por uma experiência cirúrgica de uma maneira eficaz, facilita também a atuação do profissional de enfermagem na promoção de uma assistência integral. 



Palavras-chave:
 Educação em saúde, Enfermagem perioperatória, Cuidados de enfermagem