Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 187-2

Poster (Painel)


187-2

Cuidados de enfermagem com o posicionamento cirúrgico de pacientes neurológicos submetidos à cirurgia de tumor cerebral

Autores:
Sabrina Binkowski1, Rita Catalina Aquino Caregnato2, Jéssica Ramos Moreira1, Tais Fraga de Souza1
1 ISCMPA - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, 2 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Resumo:
INTRODUÇÃO

O enfermeiro é um dos principais responsáveis pelo planejamento e pela implementação de intervenções de enfermagem que previnem as complicações decorrentes do procedimento anestésico-cirúrgico, sempre prestando a assistência direta ao paciente junto com toda a equipe multidisciplinar (anestesistas, residentes de neurocirurgia, cirurgiões e equipe de enfermagem)1. O posicionamento cirúrgico é um procedimento que envolve sérios riscos, se não observados pela equipe multidisciplinar, podem comprometer definitivamente a saúde do paciente2.



OBJETIVOS

Descrever a experiência sobre os cuidados de enfermagem com o posicionamento cirúrgico de pacientes neurológicos submetidos à cirurgia de tumor cerebral.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência das enfermeiras assistenciais de um centro cirúrgico especializado em neurocirurgia, que atuam diretamente no transoperatório do paciente juntamente com a equipe cirúrgica e de enfermagem.



RESULTADOS

O posicionamento cirúrgico para cirurgia neurológica de tumor cerebral deve ser realizado corretamente com auxílio do arco e do suporte de Mayfield, que posiciona a cabeça do paciente de acordo com a região a ser acessada na cirurgia sendo fixado no crânio do paciente com pinos estéreis. Também são utilizados rolos e coxins, que auxiliam no posicionamento, e colchão piramidal nas áreas de apoio, evitando o contato com áreas que possam causar queimaduras ou macerar a pele. Antes do técnico de enfermagem realizar a antissepsia do sítio cirúrgico com clorexidine degermante, deve ser colocado campo plástico, fixando abaixo do sítio cirúrgico, evitando que escorra qualquer tipo de líquido, fazendo com que a pele do paciente permaneça úmida durante a cirurgia. Ainda, devem ser utilizados colchão térmico e manta térmica para evitar a hipotermia e botas de retorno venoso.



CONCLUSÃO

Com os devidos cuidados de enfermagem é possível evitar lesões por posicionamento cirúrgico, dano de plexos e membros e, consequentemente, reduz os riscos de infecção do sítio cirúrgico.



Palavras-chave:
 Enfermagem de centro cirúrgico, Cuidados de enfermagem, Neurocirurgia