Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 187-1

Poster (Painel)


187-1

Intraoperatório de cirurgia neurológica com paciente acordado: cuidados de enfermagem

Autores:
Sabrina Binkowski1, Rita Catalina Aquino Caregnato2, Jéssica Ramos Moreira1, Taís Fraga de Souza1
1 ISCMPA - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, 2 UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Resumo:
INTRODUÇÃO

A neurocirurgia com o paciente acordado foi inicialmente utilizada para o tratamento da epilepsia¹. Posteriormente foi utilizada em outros procedimentos como em aneurismas em áreas eloquentes, malformações arteriovenosas, tumores supratentoriais, estimulação cerebral profunda, entre outros². Existem complicações em craniotomia com o paciente acordado, tais como crises convulsivas, não cooperação do paciente, dor, edema cerebral, perda de consciência³.



OBJETIVOS

Descrever a experiência sobre os cuidados de enfermagem em pacientes acordados no intraoperatório de cirurgias neurológicas.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência das enfermeiras assistenciais de um centro cirúrgico especializado em neurocirurgia, que atuam diretamente no transoperatório do paciente juntamente com a equipe cirúrgica e de enfermagem.



RESULTADOS

Os principais procedimentos em que o paciente se encontra acordado na instituição são ressecção de tumor e estimulação profunda (DBS). A equipe de enfermagem executa o cuidado direto ao paciente submetido à neurocirurgia acordado, prestando atendimento direto ao paciente e provendo as condições adequadas para o procedimento, auxiliando a equipe cirúrgica, anestesista e a instrumentadora, sinalizando qualquer alteração física e motora do paciente, desempenhando função primordial no que se refere a reduzir os fatores estressantes ao paciente e a acalmá-lo durante o procedimento, pois somente com o paciente calmo e ciente dos acontecimentos, dos aparelhos utilizados durante o procedimento, a cirurgia obterá sucesso, favorecendo um pós operatório mais tranquilo e alta precoce do paciente.



CONCLUSÃO

A equipe de enfermagem exerce papel imprescindível ao paciente acordado em neurocirurgias, tranquilizando-o no pré e no transoperatório, se tornando peça fundamental para o sucesso da cirurgia.



Palavras-chave:
 Enfermagem de centro cirúrgico, Cuidados de enfermagem, Neurocirurgia