Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 180-1

Poster (Painel)


180-1

Avaliação do bundle de inserção de cateter venoso central em centro cirúrgico

Autores:
Julia Dias Ledur Alves1, Lindayane Debom Motta1, Lisiane Ruchisnque Martins1, Cristiane Tejada da Silva Kawski1, Eliane Reus Farias1, Patricia Machado Gleit1
1 HMV - Hospital Moinhos de Vento

Resumo:
INTRODUÇÃO

As infecções de corrente sanguínea relacionadas a cateteres venosos centrais correspondem a um tipo de infecção relacionada a assistência à saúde (IRAS), sendo apontadas como responsáveis por desfechos desfavoráveis aos pacientes, além de estarem associadas a um considerável aumento no tempo de internação. No entanto, é considerada como o tipo de infecção com grande potencial preventivo1. Com isso, é conveniente a padronização e adoção de bundles – conjunto de medidas baseadas em evidências científicas, de forma a prevenir estes agravos2.



OBJETIVOS

Demonstrar a importância da aplicação do bundle de inserção de cateter venoso central na tomada de decisões para prevenção de infecção.



MÉTODO

Trata-se de um relato de experiência vivenciado em um hospital de grande porte privado do sul do Brasil. Foi desenvolvido pelo Serviço de Controle de Infecção (SCI), um instrumento para acompanhamento das medidas preventivas de infecção durante a inserção de cateter venoso central, de forma a ser aplicado no momento desta ação na sala cirúrgica. O instrumento é entregue para equipe cirúrgica no momento da entrega de materiais para o procedimento e contém os seguintes itens: preparo das mãos de forma adequada, paramentação adequada dos profissionais envolvidos no procedimento, campo estéril ampliado, preparo da pele do paciente com clorexidina a 2% com a técnica adequada, manutenção da técnica asséptica do início ao fim do procedimento e realização do curativo com técnica asséptica e registro de data. As respostas foram compiladas em sistema próprio da instituição e posteriormente quantificados.



RESULTADOS

A avaliação da adesão ao bundle é referente aos meses de janeiro a maio de 2019. Foram realizados neste período 34 observações do procedimento, pelos colaboradores do centro cirúrgico e acadêmica de enfermagem do SCI. Os itens referentes a paramentação da equipe e preparo da pele do paciente obtiveram 100% de adesão, seguindo de: 97% de campo estéril ampliado, 94% para manutenção da técnica asséptica e 88% nos itens de preparo de mãos adequada e realização do curativo com técnica asséptica e registro de data, demonstrando uma alta taxa de adesão às medidas preventivas de infecções. A falta de justificativa no item sobre manutenção da técnica asséptica foi uma limitação encontrada no estudo.



CONCLUSÃO

Com a ação da observação direta dos procedimentos de inserção foi possível identificar os itens que poderiam ser trabalhos para aumentar a adesão, contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento das práticas de prevenção de infecção e fortalecendo a cultura de prevenção de infecção e segurança do paciente na instituição



Palavras-chave:
 Cateteres, Centros Cirúrgicos, Controle de Infecções