Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 175-1

Poster (Painel)


175-1

Taxa de ocupação em sala de recuperação pós-anestésica: relato de experiência.

Autores:
Schmidt, D.R.C.1, Pierotti, I.1, Nakamura, F.R.Y.1
1 HUL - Hospital Universitário de Londrina

Resumo:
INTRODUÇÃO

Devido à atual complexidade da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA)1 a avaliação de indicadores de qualidade pode auxiliar na melhoria do processo de trabalho desta unidade. O uso de indicadores na gestão do serviço permite maior clareza e segurança para tomada de decisão e consequentemente melhorar a qualidade de assistência de enfermagem2. A capacidade operativa da SRPA deve apresentar relação direta com a programação cirúrgica, justificando a necessidade de um indicador que poderá contribuir também para o gerenciamento do Centro Cirúrgico. Embora não devam ser vistos como medida direta de qualidade, os indicadores podem ser considerados como medidas quantitativas utilizadas para reavaliar, replanejar e reorganizar as atividades de um serviço, oferecendo subsídios para tomada de decisão na gestão da assistência3. Apesar de estudos nacionais apresentarem indicadores de Centro Cirúrgico e de SRPA, não se localizou um indicador que abordasse especificamente a taxa de ocupação de SRPA, justificando a realização deste estudo.



OBJETIVOS

Elaborar e apresentar a taxa de ocupação de SRPA como indicador de funcionamento desta unidade.



MÉTODO

Estudo descritivo analítico, do tipo relato de experiência, realizado na SRPA de um hospital escola, com 316 leitos, sete salas cirúrgicas e seis leitos de SRPA. O processo de elaboração de um indicador para a SRPA teve início com uma questão norteadora: Quais indicadores poderiam ser aplicados à SRPA para avaliação de sua capacidade? A construção do indicador ocorreu em cinco fases, sendo elas: revisão integrativa da literatura; construção do conceito de taxa de ocupação de SRPA; teste piloto; aplicabilidade do indicador e divulgação dos resultados em painel de gestão à vista.



RESULTADOS

Após revisão da literatura nacional dos últimos 10 anos, foram selecionados 17 artigos que atendiam os critérios de inclusão, nos quais havia descrição de 15 indicadores para Centro Cirúrgico, porém, não foram encontrados indicadores de ocupação de SRPA. A busca na literatura localizou uma tese, na qual havia descrição de indicadores de qualidade de assistência de enfermagem em SRPA. A taxa de ocupação de SRPA foi conceituada como sendo a razão entre as horas utilizadas e as horas disponíveis, vezes 100; seguindo o princípio de que taxa de ocupação é um valor percentual de acordo com o que pode ser utilizado, dentro do tempo disponibilizado. O valor médio da taxa de ocupação encontrado neste estudo foi de 80,2% para os meses de janeiro a abril de 2019. Na maioria do período analisado, a variação das taxas de ocupação ficou acima da meta estabelecida no serviço, 75%. Os valores das taxas de ocupação foram apresentados por meio de gráficos em Painéis de Gestão à Vista, localizados no Centro Cirúrgico e SRPA. Este aspecto tem auxiliado na elaboração de estratégias de melhoria, pois as informações ficam sob o conhecimento de toda a equipe, a qual tem poder de participação nas mudanças.



CONCLUSÃO

Elaborou-se um indicador de qualidade para mesurar a taxa de ocupação de SRPA. O uso deste indicador, oferece a possibilidade de melhor avaliar as modificações a serem implementadas e também possibilita a definição de novos fluxos, melhorando assim a utilização da SRPA.



Palavras-chave:
 Sala de recuperação, Centros cirúrgicos, Indicadores em serviço, Enfermagem perioperatória