Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 157-1

Poster (Painel)


157-1

O cuidado perioperatório e o paciente com espectro autista: Uma revisão de literatura

Autores:
Gabrielle Guatura1, Flavia Guatura2
1 FSL - Faculdade São Lucas - Caçapva, 2 ESEV - Escola Superior de Educação de Viseu

Resumo:
INTRODUÇÃO

O espectro autista  revela-se como um grande problema de saúde pública, pois necessita de um diagnóstico complexo que nem sempre é eficiente, devido à falta de profissionais qualificados para o atendimento e acompanhamento desses pacientes. O problema de falta de mão de obra qualificada para o atendimento a este paciente se expande, a partir do momento em que ele já se encontra inserido ao programa de saúde brasileiro e, torna-se consumidor do cuidado.



OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo levantar dentro da literatura artigos que discorram sobre uma atendimento perioperatório padronizado em forma de protocolo   ao paciente com espectro autista.



MÉTODO

Foi realizada uma busca nas bases de dados lilacs/bireme, pubmed, scoopus, web of Science utilizando a estratégica de busca com os descritores espectro autista, cuidado perioperatório e perioperatória, utilizando o boleando AND.



RESULTADOS

Foram encontrados 40 artigos relacionados a temática da pesquisa. Desses, foram descartados 13 artigos por estarem fora do contexto do transtorno do Espectro Autista (TEA) e Perioperatório, por fazerem referência aos efeitos de medicamentos/anestesias em pessoas com TEA e, por fim, terem como base o Transtorno do Espectro Autista fora da temática Perioperatório. Foram analisados 27 artigos, sendo que apesar de muitos discutirem sobre a importância do atendimento individualizada, não há a descrição de um protocolo a ser seguido para o atendimento do paciente com TEA.



CONCLUSÃO

Conclui-se a importância de se desenvolver um protocolo de atendimento perioperatória para o paciente portador de TEA para direcionar o cuidado ao paciente, diminuindo o stress no atendimento tanto da parte do profissional quanto da parte do paciente

 



Palavras-chave:
 espectro autista, cuidado perioperatório, perioperatório