Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 154-2

Poster (Painel)


154-2

Mensuração dos indicadores qualidade em enfermagem no centro cirúrgico

Autores:
MONIQUE ANTONIA COELHO1, KETILLYN NAYARA DE MACEDO SILVEIRA1, WILLIANY DARK SILVA SERAFIM1, JULIANA ALMEIDA DE CARVALHO1, JESSICA SCUDELER1, DARLENA BRAVIM CERQUEIRA1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo:
INTRODUÇÃO

A qualidade nas instituições de saúde tem sido temática mundial, cujos principais desafios se pautam na eficiência e excelência inerentes à assistência. Medir o desempenho passou a ser mensuração fundamental para melhoria dos processos de trabalho, a fim de identificar as necessidades, respeitar as particularidades institucionais, reduzindo os custos operacionais, além da promoção da satisfação da equipe e do paciente (1,2). O centro cirúrgico constitui uma das unidades mais complexas da instituição hospitalar, em decorrência de seus inúmeros processos e subprocessos interligados, direta ou indiretamente, à produção das cirurgias. A construção e o monitoramento de indicadores de qualidade específicos neste contexto norteiam e qualificam o processo de gerenciamento (3).



OBJETIVOS

Identificar, caracterizar e analisar na literatura os indicadores de qualidade da assistência de enfermagem com ênfase em centro cirúrgico.



MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de artigos indexados nas bases de dados: LILACS e SCIELO, disponíveis no formato eletrônico, na íntegra em português e inglês, no período de 2009 a 2019.



RESULTADOS

Após inserção dos descritores supracitados, foram encontrados 30 artigos, dentre eles, 8 enquadraram-se ao processo de mensuração dos indicadores em centro cirúrgico, destacando carência de dados e a falta de conhecimento teórico-prática inerente a temática, bem como a sobrecarga de trabalho e déficit de recursos humanos. Apontou-se ainda, a importância da gestão do tempo como indicador fundamental no processo de trabalho. A redução do intervalo de tempo entre as cirurgias e do tempo de limpeza e preparo de sala operatória possibilitam maior rotatividade de fluxo cirúrgico, ampliando dessa forma a produtividade da unidade. A atuação do enfermeiro gestor na avaliação do processo de trabalho no centro cirúrgico, e sua habilidade em fazer uso de informações provenientes dos indicadores para a tomada de decisão, torna-se vital na busca contínua de padrões de excelência.



CONCLUSÃO

A avaliação de desempenho no processo de trabalho em centro cirúrgico através da mensuração dos indicadores torna-se de suma importância, pois atuam diretamente na gestão, possibilitando medidas de intervenção e o desenvolvimento de melhorias contínuas a fim de se obter excelência na assistência prestada e nos resultados.



Palavras-chave:
 Enfermagem, Gerenciamento da prática profissional, Indicadores de Gestão, Indicadores de qualidade em assistência , Procedimentos Cirúrgicos Operatórios