Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 149-1

Poster (Painel)


149-1

Implantação do Time Out eletrônico numa clínica oftalmológica: Benefícios da informatização

Autores:
Loiva Regina Pianezzola1, Kátia Andréia Eggers1, Vera Regina Hansen1, Zuleide de Oliveira Reis1
1 CMB - Menna Barreto Clínica de Olhos

Resumo:
INTRODUÇÃO

 A motivação para a criação do Time Out eletrônico surgiu da necessidade de dar maior ênfase e evidência à checagem das informações cirúrgicas, procurando sensibilizar a equipe à importância da cirurgia segura. O processo de informatização em uma clínica de oftalmologia, especializada em cirurgia de catarata, privada e localizada no município de Porto Alegre, teve seu ponto de partida em 2016. Inicialmente, profissionais da área médica, de enfermagem e TI realizaram visitas em serviços de referência na área da saúde para Benchmarking. Entre as alternativas, a instituição optou pelo FileMaker Server, uma plataforma de desenvolvimento relacional da empresa Apple, que permitiu a criação de um programa exclusivo, desenvolvido pelo especialista em TI, com o apoio da equipe multiprofissional . Após três anos, a informatização se tornou uma realidade em todos os setores da clínica. No bloco cirúrgico significativas mudanças foram realizadas, como a introdução do Time Out eletrônico. Informações previamente revisadas no round pré-cirúrgico entre a equipe de enfermagem e o médico cirurgião são transmitidas para um monitor, em grande aumento, contribuindo para a prática da cirurgia segura.



OBJETIVOS

 Compartilhar a experiência da equipe de enfermagem de uma clínica oftalmológica, especializada em cirurgia de catarata do município de Porto Alegre, na introdução do Time Out eletrônico.



MÉTODO

Relato de experiência da equipe de enfermagem num centro cirúrgico oftalmológico com o uso do Time Out eletrônico.



RESULTADOS

 O desenvolvimento do programa foi realizado em etapas, com duas reuniões semanais, sendo a primeira, somente com equipe de enfermagem e a segunda, entre a enfermagem e o profissional de TI. Com a finalidade de melhorar a assistência, as rotinas de trabalho médicas e de enfermagem foram cuidadosamente revisadas e reelaboradas antes de sua transcrição para o meio eletrônico, o que resultou na criação de um prontuário organizado e acessível a todos os colaboradores envolvidos no atendimento. Neste sentido, foi criada a tela do Time Out eletrônico, que contém itens essenciais recomendados pela OMS para o Checklist da cirurgia segura, além de informações sobre saúde geral e ocular, modelo e dioptria da LIO a ser implantada, lista de materiais e insumos necessários para o trans operatório e demais particularidades de cada caso. Essas informações são espelhadas através de um Ipad para um monitor em grande aumento, pelo recurso da Apple TV, durante a permanência do paciente na sala cirúrgica. Através da utilização deste recurso observou-se maior sensibilização da equipe cirúrgica para a prática do Time Out e da cirurgia segura.



CONCLUSÃO

 Desde sua implantação, na referida clínica oftalmológica, a informatização tem melhorado progressivamente as práticas de trabalho, favorecendo a organização do atendimento, fortalecendo a relação entre clientes e profissionais e, entre outras vantagens, tornado a assistência mais segura, em todos os setores. No entanto, o maior impacto foi observado no bloco cirúrgico, com a implantação do Time Out eletrônico. Idealizado pela equipe de enfermagem e implantado há um ano, o Time Out eletrônico corresponde à expectativa de sua criação. Com informações completas e adequada visualização, atingiu-se total adesão da equipe cirúrgica para Time Out, momento crucial para a prática da cirurgia segura.



Palavras-chave:
  CENTROS cirúrgicos, SISTEMAS de registro de ordem médicas, TIME out na assistencia à saude