Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 147-4

Poster (Painel)


147-4

CUIDADO REALIZADO PELO ENFERMEIRO AO PACIENTE EM CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA: GUIA DE BOAS PRÁTICAS

Autores:
Ana Graziela Alvarez1, Karen Saori Kakihara1, Kátia Cilene Godinho Bertoncello1, Lúcia Nazareth Amante1, Dulcinéia Ghizoni Schneider1, Elisiane Lorenzini1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
INTRODUÇÃO

A cirurgia cardíaca é um procedimento complexo que leva o paciente a uma condição crítica. A CEC é um recurso indispensável para a maioria dessas cirurgias, onde a função do coração é temporariamente substituída por um aparelho artificial, podendo gerar diversas complicações pós-operatórias. A Resolução COFEN no528/2016, dispõe sobre a atuação do enfermeiro como perfusionista, definido regras para reconhecimento de cursos de pós-graduaçãolatu sensu1.



OBJETIVOS

Validar o conteúdo do guia de boas práticas construído para o cuidado realizado pelo enfermeiro ao paciente em circulação extracorpórea no período transoperatório. 



MÉTODO

Estudo metodológico, quantitativo, desenvolvido um hospital de referência em cardiologia do sul do país, desenvolvido no período de agosto/2017 à maio/2018. Participaram dois enfermeiros perfusionistas. As avaliações dos juízes foram inseridas emplanilha eletrônica, onde foram verificadas as pontuações atribuídas a cada item. A relevância dos itens do instrumento foi obtida pelo coeficiente de Alfa de Cronbache Índicede Validade de Conteúdo (IVC), tratados pelosoftwarePlugIn estatístico(RealStatistics).Foi utilizado, como um segundo teste de validação, o IVC, que mede a concordância dos juízes quanto a representatividade dos itens, em relação ao conteúdo em estudo, sendo calculado, dividindo-se o número de juízes, que avaliaram o item como 3 e/ou 4, pelo total de juízes (avaliação por item), resultando na proporção de juízes que julgaram o item válido. Para calcular o IVC geral do instrumento foi realizada a soma de todos os IVCs calculados separadamente, dividido pelo número de itens2. Projeto aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CAAE:79717417.1.3001.0113.



RESULTADOS

O guia de boas práticas foi avaliado quanto a validade do seu conteúdo, por dois juízes enfermeiros perfusionistas. Utilizou-se dois testes estatísticos, a consistência interna de Alfa de Crombach (>0,90) e o Índice de Validade de Conteúdo (>0,75). O instrumento se mostrou na primeira rodada de avaliação, satisfatório para os juízes, tanto quanto ao Alfa de Crombach geral de 0,92, quanto ao IVC geral de 0,89.



CONCLUSÃO

Teste de consistência interna de Alfa de Crombach e IVC, demonstraram que o instrumento se mostrou satisfatório para os juízes, o que demonstra que os cuidados, justificativas e referências de cada um dos 54 itens do instrumento, foram considerados válidos. O guia de boas práticas validado, possibilitará aos enfermeiros orientar as ações necessárias para o cuidado juntamente com a equipe de cirurgia para minimizar as possíveis complicações no pós-operatório do paciente.



Palavras-chave:
 Enfermagem cirúrgica, Circulação Extracorpórea, Estudos de validação