Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 147-3

Oral (Tema Livre)


147-3

Jogo como metodologia ativa de ensino e aprendizagem sobre dor e analgesia pós-operatória

Autores:
Ana Graziela Alvarez1, Neide da Silva Knihs1, Luciara Fabiane Sebold1, Keyla Cristina Nascimento1, Lúcia Nazareth Amante1, Juliana Balbinot Reis Girondi1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
INTRODUÇÃO

A dor é um problema de saúde pública mundial que atinge a maior parte dos pacientes cirúrgicos. Estudos apontam que lacunas na aprendizagem de profissionais de saúde sobredor e analgesiasão fatores contribuintes importantes para esta situação1. Neste contexto, jogos educacionais mostram-se como uma metodologia de ensino e aprendizagem ativapromissora. Os jogos educativos são definidos como aqueles que possuem um objetivo didático explícito e podem ser adotados ou adaptados para melhorar, apoiar ou promover os processos de aprendizagem em um contexto de aprendizagem formal ou informal. 



OBJETIVOS

Relatar uma atividade educacional baseada em jogos, desenvolvida na quinta fase de um curso de Graduação em Enfermagem.



MÉTODO

Relato de experiência de aula realizada em março/2019. Participaram 2 professores e 38 estudantes da Disciplina “O cuidado no Processo de Viver Humano II: a condição cirúrgica de saúde”, do curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Catarina. A atividade foi composta por três etapas: Introdução teórica (conceito, epidemiologia, fisiologia, tipos, classificação, dor no paciente cirúrgico, avaliação)- 30 minutos; Montagem do mural interativo: a turma se dividiu em 4 grupos, que deveriam encontrar, entre as diversas tarjas impressas, plastificadas e dispostas sobre a mesa, contendo informações sobre a indicação, aplicação, resultados e imagem da escala (Numérica, Categoria Verbal, BVS, PAINAD). Um mural contendo informações sobre as escalas foram dispostas na parede da sala pelos grupos, de modo colaborativo e consultando sites de busca na internet, por meio de seus smartphones. Por fim, as professoras explicaram sobre a aplicação destas escalas na pratica clínica – 30 minutos; e Jogo “Qual é a medicação?”. Oito envelopes compõe o jogo (com informações sobre analgésicos, anti-inflamatórios e adjuvantes - carta com o nome e imagem dos medicamentos e 3 dicas sobre cada medicação). Acertos na 1ª dica (10 pontos), 2ª (5 pontos) e 3ª (1 ponto). Cada grupo elegeu um “capitão”, que escolhia um dos envelopes e lia apenas a 1ª dicapara seu grupo. No caso de acerto, outro grupo escolhia um envelope. No caso de erro, poderiam pedir mais duas dicas (quanto dicas pediam, menor a pontuação). O jogo finalizou após 2 rodadas por grupo. O vencedor foi o grupo com maior pontuação. Materiais extras para estudo foram disponibilizados aos estudantes.



RESULTADOS

Todos participaram ativamente, demonstrando comprometimento com sua aprendizagem. A aula obteve a aprovação dos estudantes que relataram aprender de modo significativo e colaborativo, por meio das dinâmicas interativas como jogos.



CONCLUSÃO

O jogo educacional obteve adesão e resultados positivos de acordo com a analise de professores e estudantes, como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem. A aula será mantida na disciplina de modo regular e uma pesquisa será conduzida para análise da aprendizagem dos estudantes.



Palavras-chave:
 Enfermagem cirúrgica, Dor, Tecnologia Educacional.