Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 147-2

Poster (Painel)


147-2

Proposta de aplicativo educacional na aprendizagem do checklist de cirurgia segura

Autores:
Ana Graziela Alvarez1, Gabriéli de Azevedo dos Santos1, Neide da Silva Knihs1, Daniela Couto Carvalho Barra1, Grace Marcon Dal Sasso1, Elisiane Lorenzini1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
INTRODUÇÃO

O protocolo de cirurgia segura proposto pela ANVISA determina medidas a serem implantadas para redução da ocorrência de incidentes e eventos adversos, possibilitando o aumento da segurança durante procedimentos cirúrgicos, sendo recomendado o uso do checklist de cirurgia segura proposto inicialmente pela Organização Mundial de Saúde. As tecnologias móveis são ferramentas flexíveis, persuasivas, que podem facilitar a aprendizagem de profissionais em diferentes contextos1, sendo uma alternativa inovadora que pode ser aplicada no ensino e aprendizagem da segurança cirúrgica junto a profissionais de enfermagem que atuam em centros cirúrgicos2.



OBJETIVOS

Desenvolver um aplicativo para aprendizagem da equipe de enfermagem do centro cirúrgico e avaliar a aprendizagem antes e depois da intervenção educacional.



MÉTODO

Produção tecnológica e estudo quase-experimental, a ser desenvolvido de maio/2019 à maio/2020. Para desenvolvimento da tecnologia será aplicada a metodologia do Desing Instrucional Contextualizado. Participarão do estudo: enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes de enfermagem de um hospital do sul do país. O aplicativo abordará as três etapas do checklist de cirurgia segura, por meio de animações, questionamentos e feedbacks, sendo o conteúdo validado em estudo prévio. A intervenção educacional terá duração de 15 dias, período em que os profissionais terão acesso ao aplicativo para auto-estudo. A avaliação da aprendizagem se dará por pré e pós-teste. A satisfação dos usuários quanto a apresentação, qualidade e utilidade do material instrucional também será mensurada.



RESULTADOS

O aplicativo promoverá o acesso irrestrito ao conhecimento sobre o tema, favorecendo a capacitação dos membros da equipe de enfermagem da instituição, independente de tempo ou local.



CONCLUSÃO

Espera-se que intervenção educacional possa promover mudanças de comportamentos e atitudes na assistência ao paciente no período intraoperatório, melhorando assim a segurança cirúrgica. Após registro do software o aplicativo será disponibilizado para acesso da população e comunidade acadêmica.



Palavras-chave:
 Segurança do Paciente, Enfermagem cirúrgica, Aplicativos Móveis, Tecnologia Educacional