INTRODUÇÃO
O Centro Cirúrgico oferece uma assistência complexa, devido à variedade de procedimentos executados e vulnerabilidade dos pacientes, sendo considerado um cenário de alto risco(1). Dessa forma, a cultura de segurança é um importante instrumento para identificar as fragilidades e potencialidades das instituições, no sentido de direcionar ações de melhoria para a segurança do paciente durante os cuidados à saúde(2)(3).
OBJETIVOS
Avaliar a cultura de segurança do paciente da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico no sul do país..
MÉTODO
Estudo transversal, do tipo survey, desenvolvido de outubro à dezembro/2015, em um hospital privado de Santa Catarina. Foi aplicado o instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture, versão brasileira(3), que permite classificar as 12 dimensões da cultura de segurança do paciente, expressas pelo percentual de respostas positivas, classificadas como Fracas (<50%), Neutras (51 à 75%) ou Fortes (>75%).
RESULTADOS
Participaram 36 profissionais, sendo 4 Enfermeiros (11,11%) e 32 técnicos de enfermagem (88,89%). A avaliação geral de segurança no setor foi avaliada como “Excelente” ou "Muito Boa" por 24 participantes (66,67%). Quanto a análise das 12 dimensões da cultura de segurança, 4 foram consideradas frágeis: “Passagem de plantão/turno e transferências” (35%) e “Respostas não punitivas ao erro” (36,4%). Todas as demais dimensões foram consideradas neutras, destacando-se com as melhores avaliações no estudo: “Apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente” (74,1%) e “Aprendizado organizacional, melhoria contínua” (69,4%). Quanto a notificação de eventos adversos/falhas, 22 (61,11%) alegaram ter realizado notificações nos últimos 12 meses, sendo 5 enfermeiros (22,72%) e 17 técnicos de enfermagem (77,28%).
CONCLUSÃO
Apesar da percepção do apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente e do propósito organizacional de aprendizagem e melhoria contínua na instituição estudada, as respostas punitivas ao erro mostram-se como um ponto de importante fragilidade neste centro cirúrgico, assim como os processos relacionados a comunicação, evidenciada pela fragilidade encontrada nas passagens de plantão. Sendo assim, é fundamental promover melhorias na comunicação (escrita, verbal) dentro de áreas dinâmicas como o centro cirúrgico, a fim de promover cuidado seguro ao paciente cirúrgico.