Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 146-2

Poster (Painel)


146-2

Percepção dos pacientes frente as intervenções educativas de apoio à experiência cirúrgica

Autores:
Emanuela Batista Ferreira e Pereira1, Amanda Gisely de Holanda Oliveira1, Ana Beatriz Correia da Silva1, Maria Eduarda Pereira de Almeida1, Mariana Jordão Marques1, Thais Batista Farias1
1 FENSG - UPE - Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Resumo:
INTRODUÇÃO

A experiência cirúrgica é um período que se apresenta para o indivíduo como algo novo, que gera insegurança, ansiedade e estresse emocional. A equipe de enfermagem é a responsável pelo cuidado integral e individualizado do paciente, desta maneira ficando sob sua responsabilidade identificar esses sintomas e desenvolver intervenções de orientação e ampliação do conhecimento para o paciente, visando restabelecer o equilíbrio físico emocional e assim prestar uma assistência perioperatória eficaz.



OBJETIVOS

Avaliar a percepção do paciente nas intervenções educativas de apoio a experiência cirúrgica.



MÉTODO

Pesquisa ação desenvolvida com auxílio de um álbum seriado e roteiro de entrevista com questionário sobre dados sociodemográficos e clínicos e três perguntas sobre à experiência cirúrgica e avaliação sobre a satisfação com o processo cirúrgico e percepção sobre a intervenção educativa que indagavam: “O que o senhor(a) achou das orientações realizadas pelas acadêmicas de enfermagem?”, “As orientações foram esclarecedoras?” e “O que poderia ser acrescentado às orientações?”. A coleta foi realizada durante o segundo semestre de 2018 em um hospital universitário.



RESULTADOS

Foram realizadas 41 orientações, a partir das respostas e opiniões dos pacientes, foi perceptível a compreensão e esclarecimento, não somente com o procedimento cirúrgico a ser realizado, mas também com todo o período perioperatório. Foi observado em relações as perguntas que: sobre a primeira pergunta a maioria avaliou como Satisfatória” explicitando ainda que as orientações trouxeram confiança e os deixaram mais tranquilos; quanto à segunda pergunta, a maioria das respostas foi “Sim” pois as informações eram excelentes e reduziram a ansiedade dos pacientes; a maioria das respostas à terceira pergunta foi “Não” pois a linguagem utilizada é acessível e adequada à realidade dos pacientes.



CONCLUSÃO

Identificou-se a grande contribuição da intervenção educativa para o esclarecimento de dúvidas aos pacientes que irão passar pelo processo perioperatório. O material utilizado facilita a atuação dos profissionais de saúde durante esse processo, promovendo uma assistência integral e eficaz. Consideramos que a educação em saúde, é de suma importância, pois a participação do paciente em todas as etapas diminuirá as chances de possíveis riscos e complicações.



Palavras-chave:
 Centros cirúrgicos., Cirurgia, Educação em saúde, Percepção