Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 142-1

Poster (Painel)


142-1

Enfermeiros de perioperatório em processo de qualificação profissional: relato de experiência

Autores:
ROCHA GS1, ALEX SILVA1, Miranda PCP1, SOUZA MCS1, SABINO A1, ROCHA MS1
1 UEA - Universidade do Estado do Amazonas

Resumo:
INTRODUÇÃO

Em razão dos avanços tecnológicos no campo da saúde que vem ocorrendo nas últimas décadas, o enfermeiro de centro cirúrgico e ou central de material esterilizado, como líder da equipe de enfermagem, necessita está habilitado e com capacitação constante, para que possa desenvolver suas atividades gerenciais e assistenciais com domínio e segurança, promovendo um atendimento eficaz com qualidade e diminuição de gastos hospitalares. Assim sendo, torna-se essencial a sua qualificação profissional, podendo ser através de cursos de lato sensu ou stricto sensu. Cerca de 50 enfermeiros que atuam em uma empresa terceirada prestando assistência há 19 anos no centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica e central de material esterilizado, apesar de possuírem vasta experiência nessas áreas, a grande maioria não possuía a especialização nas referidas áreas de atuação. Neste sentido houve a inquietação com tal realidade desses enfermeiros pela empresa, que procurou preencher essa lacuna de aperfeiçoamento e ainda pela exigência das instituições hospitalares, pela especialização dos enfermeiros.



OBJETIVOS

Relatar a experiência sobre a criação e desenvolvimento de um curso de especialização lato sensu de enfermagem em centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica e central de material esterilizado para qualificação de um grupo de enfermeiros.



MÉTODO

Relato de experiências sobre a criação e desenvolvimento de um curso de qualificação lato sensu para um grupo de enfermeiros que atuam em centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica e central de material esterilizado, no período de 2017 a 2019, em uma cidade do Norte do Brasil



RESULTADOS

Em busca da qualificação profissional, enfermeiros  de uma empresa terceirizada que atuam em centro cirúrgico, sala de recuperação anestésica e central de material, formaram uma equipe que mediou estratégias para a criação de um curso de especialização latu sensu, com carga horária de 420 horas, com aulas teóricas e práticas, para 50 enfermeiros, resultado da parceria com a universidade pública estadual. O curso conta com disciplinas que enfocam desde a biossegurança e controle de infecção, aspectos éticos-legais, assistência de enfermagem no centro cirúrgico e sala de recuperação anestésica, transplante de órgãos, sistematização da assistência de enfermagem perioperatória, central de material esterilizado, metodologia da pesquisa e finaliza com a elaboração de trabalho de conclusão de curso. Nesse sentido, foi possível atender as exigências das instituições hospitalares, em relação a formação específica das áreas em questão, gerando requisitos solicitados para o alcance dos programas de acreditação hospitalar. Os enfermeiros foram habilitados com conhecimentos específicos, atualizados, e ainda incentivados a desenvolver pesquisas que podem beneficiar a assistência de enfermagem.



CONCLUSÃO

Com a criação do curso de especialização, os enfermeiros ficaram qualificados e dotados da legalidade dos critérios da especialidade no mercado de trabalho, podendo assistir os pacientes cirúrgicos com mais eficácia e humanização.



Palavras-chave:
 Educação permanente, Qualificação, Enfermagem perioperatória