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14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 122-1

Poster (Painel)


122-1

O ACOLHIMENTO NO CENTRO CIRÚRGICO NA PERSPECTIVA DA HUMANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO SEGURA

Autores:
Joyce Soares1, Elencarlos Silva1, Giselle Gomes1
1 UFT - Universidade Federal do Tocantins

Resumo:
INTRODUÇÃO

A humanização no Centro cirúrgico (CC) é um grande desafio possível de ser realizado. Neste estudo objetivou relatar a implantação de sistema informatizado que através de uma tela informativa presta informações ao acompanhante de onde o paciente encontra-se no Centro Cirúrgico. Trata-se de um estudo descritivo e narrativo do tipo relato de experiência em um hospital público de grande porte no Estado do Tocantins. Após a construção, o sistema de mídia foi disponibilizado em sala de espera e pode em visualizado em tempo real pelos acompanhantes. Foi observada a redução da ansiedade, empoderamento e a satisfação do acompanhante, ao saber informações precisas da situação do paciente dentro do centro cirúrgico. Além disso, a equipe multidisciplinar passou a ter maior visibilidade sobre as fases do processo do cuidar dos pacientes cirúrgicos contribuindo desta forma para melhorias no planejamento, na comunicação e na organização do fluxo de atendimento e os procedimentos subseqüentes. Conclui-se que a implantação da ferramenta contribuiu positivamente no processo de trabalho, otimizando o fluxo de atendimento, favorecendo o processo de comunicação, proporcionando um atendimento humanizado, acolhedor, resolutivo e consequentemente uma assistência de qualidade e segura.



OBJETIVOS

 

  • Descrever a criação e a implantação do Sistema “Acompanha”, visando à humanização e acolhimento ao acompanhante do paciente cirúrgico em um hospital público estadual em Palmas- TO;

 



MÉTODO

O estudo se caracteriza como descritivo e narrativo, tipo relato de experiência, que descreve o processo criado e implantado visando à humanização e acolhimento ao acompanhante do paciente cirúrgico. Neste tipo de pesquisa, o pesquisador tem interesse em estudar um fenômeno desconhecido ou pouco conhecido, explorando dados para construir um cenário. Sua valorização está baseada na premissa de que  práticas podem ser melhoradas, por meio da descrição e da análise de observações objetivas e diretas. O estudo foi realizado em um hospital público estadual de grande porte, que possui um CC, com um total de 6 Salas Operatórias, com média de 850 procedimentos anestésico-cirúrgicos por mês. Descreve a experiência de criação e implantação do Sistema “Acompanha”, proposto pela Enfermeira coordenadora do CC. Também são destacados os pontos positivos relacionados à implantação do sistema, no que diz respeito à Equipe de Enfermagem e acompanhantes. Descreve-se também o treinamento dos profissionais envolvidos e a implantação do mesmo.



RESULTADOS

Foi verificado que o acompanhante sem informações além de ficar ansioso, inquieto, constantemente buscava informações na porta do CC, as vezes interrompendo o profissional na assistência de enfermagem, sendo impelido a buscar e passar informações ao mesmo. Observou-se também que o profissional de enfermagem se dispunha em prestar essas informações, sempre que possível, por olhar pelo lado da humanização e acolhimento ao acompanhante, remetendo-se ao cenário onde ele fosse o acompanhante ansioso por informações, porém nem sempre havia tempo e disponibilidade de percorrer o CC procurando informações. Com a implantação do sistema, observou-se a satisfação do acompanhante em saber o momento em que o paciente cirúrgico entrava e saia do procedimento.



CONCLUSÃO

Pode-se considerar que a criação e a implantação do sistema “Acompanha” visando a humanização e o acolhimento, facilitou a otimização da assistência de enfermagem e trouxe ao acompanhante um sentimento de valorização e satisfação.

A implantação da ferramenta contribui positivamente no processo de trabalho, otimizando o fluxo de atendimento, favorecendo o processo de comunicação, proporcionando um atendimento humanizado, acolhedor, resolutivo e consequentemente uma assistência de qualidade e segura. 



Palavras-chave:
 Centro Cirúrgico, Acolhimento, Humanização, Informação