Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 117-5

Poster (Painel)


117-5

Principais Diagnósticos e intervenções de enfermagem em cirurgias cardíacas

Autores:
Gracileide Nunes da Silva1, Layse Daniela de Lima Oliveira1, Safira Ferreira do Nascimento1, Anna Maria Galdino Almeida1, Michelle Cristiane Veríssimo Barros1, Camilla Ribeiro Lima de Farias2
1 UNIFACISA - Centro Universitário Unifacisa, 2 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Resumo:
INTRODUÇÃO

A enfermagem perioperatória é uma especificidade na qual engloba diversos aspectos do cuidado. Nesse período, o enfermeiro está habilitado para avaliar cada fase, o pré – operatório, o intra – operatório e o pós operatório.  A cirurgia cardíaca é um procedimento invasivo na qual a equipe multiprofissional deve estar preparado para prestar uma assistência qualificada. Com o intuito de ter uma assistência que proporcione seleções de intervenções de enfermagem e posteriormente alcançar os resultados, o enfermeiro utiliza o NANDA para auxiliar nos diagnóstico, o NIC para intervenções de enfermagem e o NOC para os resultados esperados. Esses instrumentos possibilitam maior viabilidade para aplicar uma assistência de modo geral e qualificada.



OBJETIVOS

elencar os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem em pacientes no pós operatório em cirurgias cardíacas.



MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no mês de maio de 2019. A busca dos artigos foi executada nas bases de dados SCIELO, MEDLINE, PUBMED e LILACS, utilizando os seguintes descritores disponíveis no DeCS: “Cirurgia cardíaca”, “cuidados pós operatório” e “diagnósticos de enfermagem”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: artigos disponíveis no idioma português, textos disponíveis na íntegra e publicados nos últimos nove anos. Foram excluídos aqueles que não se enquadravam nos objetivos da pesquisa, sendo selecionados cinco artigos para compor a presente revisão.



RESULTADOS

De acordo com os achados, os estudos mostraram-se semelhantes em relação aos diagnósticos de enfermagem e suas intervenções no pós operatório de acordo com o NANDA e NIC, respectivamente, sendo eles dor aguda e como intervenções foram utilizados “administrar analgésicos, quando prescritos; investigar os fatores que aliviam /pioram a dor; encorajar o paciente a monitorar a própria dor e intervir de forma adequada”, Mobilidade física prejudicada “ selecionar a técnica de transferência adequada ao paciente; manter o corpo do paciente no alinhamento correto durante os movimentos; orientar o paciente sobre todas as técnicas apropriadas, almejando atingir o nível máximo de independência”; Constipação “ monitorar ruídos hidroaéreos; administrar enema conforme prescrição médica; avaliar o perfil dos medicamentos quanto a efeitos colaterais gastrointestinais”. Lembrando que todas as intervenções foram escolhidas baseada nas manifestações de cada diagnóstico, onde as mais comuns foram dor aguda relacionada à agentes lesivos físicos; mobilidade física prejudicada relacionada à dor e constipação relacionada a mudanças recentes de ambiente.



CONCLUSÃO

Foi possível identificar os principais diagnósticos de enfermagem e intervenções mais comuns em cirurgias cardíacas e que condiz com o perfil desses pacientes. Para poder prestar uma sistematização de maneira eficaz, é preciso que o enfermeiro tenha habilidade e conhecimento científico para utilizar os instrumentos que compõem essa assistência.



Palavras-chave:
 cirurgia cardíaca, cuidado pós - operatório, Diagnósticos de enfermagem,