Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 116-1

Poster (Painel)


116-1

Produção científica sobre centro cirúrgico em teses e dissertações: estudo bibliométrico

Autores:
Balonecker, AFC1, Fassarella, CS3,5, Souza, PA2, Meneses, RO3,4, Luna,AA2, Nunes,MBS1, Ferreira, RA1
1 HUPE/UERJ - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO, 2 UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3 UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 4 IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, 5 UNIGRANRIO - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

Resumo:
INTRODUÇÃO

O centro cirúrgico (CC) é um campo complexo e de grande interface no contexto hospitalar. Para consolidar uma assistência de enfermagem de qualidade, as evidências científicas são indispensáveis. Uma das formas de identificar as produções científicas disponíveis e de se obter um consenso informativo é a pesquisa bibliométrica. A bibliometria é caracterizada como a métrica que trabalha com documentos, artigos, autores, entre outros eventos. Ela não se preocupa somente com o aspecto quantitativo; preocupa-se  também em verificar arelevância eo impacto de autores, periódicos, instituições, grupos ou países nas mais diversas áreas do saber.



OBJETIVOS

Identificar a produção acadêmica sobre centro cirúrgico de enfermeiros que concluíram mestrados acadêmicos e doutorados no Brasil, tendo por objetivos específicos identificar os principais objetos de estudo contemplados nas dissertações de mestrado acadêmico e teses de doutorado, a metodologia utilizada, assim como as universidades que produziram esses estudos.



MÉTODO

Estudo bibliométrico, descritivo e retrospectivo, com pesquisa documental em três bases de dados brasileiras, recorrendo às publicações de 11 instituições de ensino superior, no período de 2005 a 2016, provenientes de universidades com nota mínima 5. A pesquisa bibliométrica, como técnica, compreende a leitura, a seleção e o arquivo dos tópicos de interesse para a pesquisa em questão, com a finalidade de conhecer as contribuições científicas que se efetuaram sobre determinado assunto.  



RESULTADOS

Identificou-se um total de 40 produções acadêmicas. Dessas, 13 são teses (32,5%) e 27 são dissertações (67,5%). Os anos com maior publicação (17,5%) foram 2009 e 2013. A Universidade de São Paulo e a Universidade de São Paulo — Ribeirão Preto são as instituições com maior representatividade de estudos, com 32,5 e 25,0%, respectivamente. Quanto ao tipo de abordagem metodológica, verifica-se que as produções acadêmicas quantitativas são as mais realizadas (40,0%), seguidas pelas qualitativas (30,0%). Cinco estudos apresentam abordagem quanti-qualitativa, quatro utilizaram o método de revisão integrativa de literatura e um abordou a pesquisa com a revisão sistemática de literatura. Referente aos objetos de estudos abordados pelas produções científicas, após análise individual de cada produção, categorizaram-se quatro áreas: assistência transoperatório, saúde do trabalhador, custos e gestão em enfermagem.



CONCLUSÃO

Este estudo permitiu identificar a produção científica acadêmica sobre CC por enfermeiros que concluíram mestrados acadêmicos e doutorados, além de descrever os tipos de abordagens metodológicas e seus principais objetos estudados. Diante disso, observou-se, nos últimos 11 anos, uma produção inconstante por parte dos enfermeiros sobre esse assunto. A pesquisa contribuiu ainda para a identificação dos objetos de estudo e metodologias mais utilizadas pelos enfermeiros na área de CC, o que poderá ser significativo na orientação da escolha de futuras produções científicas. Considera-se que ainda há necessidade de maior investimento em quantidade e qualidade em produção científica, de forma que se enfatize a importância da assistência de enfermagem transoperatória. Com essa análise bibliométrica, será possível configurar um panorama relevante para a enfermagem, demonstrando padrões de pesquisa e identificação de tendências para futuras produções científicas acadêmicas.



Palavras-chave:
 Bibliometria., Centros cirúrgicos., Enfermagem de centro cirúrgico., Período intraoperatório.