Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 111-5

Poster (Painel)


111-5

A INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DE ROUPA CIRÚRGICA DE ALGODÃO REUTILIZÁVEL POR ROUPA CIRÚRGICA DESCARTÁVEL EM UMA CME DE UM HOSPITAL REGIONAL DE CAJAMARCA - PERU

Autores:
Marceli Vituri Marques1, Veronica Cecília Calbo Medeiros1, Issa Jhanina Cordova Torres1, Maritza Cecilia Saldaña Pajares1, Tatiana Sirlopu1, Vinda Teran Infane1
1 UNICID - Universidade Cidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

As práticas relacionadas aos cuidados à saúde dentro dos setores de Centro cirúrgico, sala de recuperação e CME exigem o uso de aventais e campos cirúrgicos para evitar a contaminação por agentes infecciosos. A Central de Esterilização, é uma unidade produtora de serviços relacionados à Saúde e, dentro de muitas outras funções, fornece instrumentos, equipamentos e roupas cirúrgicas estéreis ao Centro Cirúrgico. A paramentação cirúrgica é composta por campos cirúrgicos estéreis com propósito de impedir a passagem de microrganismos da equipe cirúrgica e do paciente para o campo operatório, diminuindo os riscos relacionados à contaminação e infecção. Existem duas variedades de aventais e campos cirúrgicos: os de tecido reutilizáveis e os descartáveis. Os primeiros percorrem o processo de lavagem, secagem, empacotamento e esterilização após seu uso sendo realizados na CME, devendo ser monitorados em relação ao número de lavagens a que são submetidos. Os outros, considerados descartáveis, são confeccionados com material SMS ou TNT e encontram-se disponíveis no mercado já esterilizado e para pronto uso, sendo utilizados apenas uma vez.



OBJETIVOS

Descrever a experiência vivida na substituição do pacote de roupas cirúrgicas de algodão pelo pacote de roupas cirúrgicas descartáveis e sua influencias para o serviço de CME em um Hospital regional de uma cidade do Peru.



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva, narrativa do tipo relato de experiência, com apoio científico baseado em referências bibliográficas encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde e base de dados Lilacs, Scielo e Medline.



RESULTADOS

Esta vivência permitiu relatar os desafios encontrados pelos enfermeiros que atuavam em uma Central de esterilização de um Hospital Regional do Peru, com grande demanda na esterilização de materiais e roupas cirúrgicas. Com a manutenção do equipamento (autoclave Matachana S1000), por uma semana, a diretoria deste Hospital buscou como alternativa a compra de kits cirúrgicos descartáveis. Sendo assim, mediante uma situação de urgência, essa experiência nos permitiu relacionar as vantagens e desvantagens na incorporação do uso de embalagens descartáveis ​​de roupas cirúrgicas em substituição as roupas de algodão, que refletem na qualidade do atendimento prestado ao paciente, procedimentos técnicos, conforto da equipe cirúrgica e gastos hospitalares.



CONCLUSÃO

O conhecimento obtido subsidiará discussões sobre a substituição de campos de tecido reutilizáveis por campos descartáveis, favorecendo argumentações relativas às vantagens e desvantagens dessa possibilidade considerando os recursos humanos, materiais, estruturais, ambientais e financeiros, além de aspirarmos a busca pela acreditação e elevação de nível hospitalar III-II.



Palavras-chave:
 central de esterilização, roupa cirurgica de algodão, roupa cirurgica descartável