Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 111-4

Poster (Painel)


111-4

RISCOS ERGONÔMICOS QUE A EQUIPE DE ENFERMAGEM ESTÃO EXPOSTOS AO TRABALHAREM NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

Autores:
MARCELI VITURI MARQUES1, SORAYA PALAZZO1, VERONICA CECILIA CALBO MEDEIROS1, Ana Isabel Rojas Guerra1, Zenobia Rojas Delgado1, Zulema Uriarte Becerra 1
1 UNICID - Universidade Cidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que o incidentes de trabalho mais frequentes são os acidentes que ocorrem com o pessoal da saúde. Os riscos, dos quais o pessoal do Enfermagem que trabalha na central de esterilização podem ser de diferente natureza ou etiologia, sendo os mais comuns: riscos físicos, riscos químicos, riscos riscos biológicos e ergonômicos. As conseqüências dos riscos ergonômicos são doenças do sistema muscular esquelético, e dentre as mais prevalentes são as e as artropatias.



OBJETIVOS

Identificar os riscos ergonômicos aos quais o Equipe de enfermagem que trabalha no Centro de Esterilização estão mais expostos.



MÉTODO

Trabalho de revisão bibliográfica com busca na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS),utilizando as bases de dados Scielo, Lilacs e Medline. Foram encontrados 16 artigos, que após uma análise rigorosa, foram selecionardos 7 por relevância, idioma (espanhol e português) e concordância com os objetivos.



RESULTADOS

De acordo com a bibliografia selecionada, os riscos ergonômicos que mais acometem a equipe de Enfermagem que trabalha na Central de esterilização, são aqueles que expoê os colaboradores a posturas prolongadas de pé por prolongados períodos, movimentos repentinos e repetitivos que adotam posturas incorretas, quedas e sobrecargas de peso.



CONCLUSÃO

Os riscos ergonômicos que mais afetam a saúde do trabalhador de enfermagem que trabalha na Central de esterilização são especialmente os voltados para o sistema músculo esquelético. Instituições hospitalares devem desenvolver estratégias educativas efetivas para que esses profissionais usem os equipamentos corretamente. Além disso, esses trabalhadores devem conhecer os riscos a que estão expostos e compreender o quanto isso pode afetar a sua saúde e a sua qualidade de vida.



Palavras-chave:
 RISCOS OCUPACIONAIS, RISCOS ERGONOMICOS, CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO