Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 111-2

Poster (Painel)


111-2

EFICÁCIA DA LAVAGEM MANUAL VERSUS LAVAGEM AUTOMATIZADA NA LIMPEZA DE MATERIAIS CRÍTICOS NA CENTRAL DE MATERIAL DE ESTERILIZAÇÃO

Autores:
MARCELI VITURI MARQUES1, SORAYA PALAZZO1, VERONICA CECILIA CALBO MEDEIROS1, Cesar Aáron Cordova Valdiviezo1, Olga Rocío Bustamante Oblitas1, Carmen Requejo Martos Rocio1
1 UNICID - Universidade Cidade de São Paulo

Resumo:
INTRODUÇÃO

 O processo de limpeza constitui o primeiro procedimento técnico antes da desinfecção e esterilização dos produtos para saúde. Para isto, as instituições de saúde equipam os centros de esterilização com materiais e equipamentos para a realização da lavagem manual ou automatizada a fim de remover a maior quantidade de carga bacteriana presentes nos artigos contaminados com matérias orgânicas e inorgânicas. Trata-se de uma etapa essencial e indispensável para o reprocessamento de todos os artigos críticos, semicríticos e não críticos, e é realizada pelo auxiliar ou técnico de enfermagem sob a supervisão do Enfermeiro.



OBJETIVOS

Determinar nos artigos científicos a eficácia da lavagem manual versus lavagem automatizada na limpeza de materiais críticos na central de material de esterilização.



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva e de revisão bibliográfica com busca na Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando-se as bases de dados Lilacs, Scielo e Medline. Foram encontrados ao todo quinze artigos científicos que após uma análise rigorosa, selecionaram-se oito, com critérios de inclusão para a relevância nos resultados e conclusões, ano de publicação, idiomas em espanhol, português e inglês e consistência na descrição dos objetivos.



RESULTADOS

Os resultados foram organizados e descritos em tabelas que incluíam os seguintes dados: título do artigo, ano de publicação, metodologia utilizada, descrição dos objetivos e resultados referentes a limpeza manual ou automatizada. Dos artigos selecionados todos realizaram provas de validação após o processo de limpeza. Diante das bibliografias selecionadas: um artigo afirma que a lavagem mecânica e lavagem manual são igualmente eficazes, dois estudos afirmam que a lavagem manual é eficaz, três estudos afirmam que a lavagem mecânica é eficaz, e dois estudos argumentaram que a lavagem manual não atingiu os padrões de limpeza necessários para a realização das próximas etapas.



CONCLUSÃO

A lavagem manual é tão eficaz quanto a lavagem mecânica, desde que a lavagem manual atinja os mais altos padrões para sua execução. Dentre as falhas encontradas na realização da limpeza manual estão: uso inadequado dos detergentes enzimáticos e enxague de maneira insuficiente. Já no método automatizado as principais falhas estão nas dificuldades do funcionário em manipular o equipamento e falta de manutenção preventiva da máquina.



Palavras-chave:
 lavagem manual, lavagem mecanica, central de material, limpeza, material critico