Imprimir Resumo


14 Congresso Brasileiro de Enfermagem - 2019 - ISSN N 2317-996X
Resumo: 111-1

Poster (Painel)


111-1

PRÁTICAS DE DOCÊNCIA NO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO DE ENFERMEIRAS PERUANAS EM CENTRO CIRÚGICO, SRA E CME: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
MARCELI VITURI MARQUES1, SORAYA PALAZZO1, VERONICA CECILICA CALBO DE MEDEIROS1
1 UNICID - UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

Resumo:
INTRODUÇÃO

Relato de experiência vivenciado pelas autoras deste trabalho como docentes e coordenadoras do Programa de Especialização de Enfermeiras Peruanas em Centro Cirúrgico, sala de recuperação anestésica e Central de Material e Esterilização. Os cursos têm aprovação das Diretrizes Nacionais Peruanas e a certificação é emitida pela parceria entre uma Universidade Privada Brasileira e uma Universidade Estadual Peruana.O programa de Especialização em Enfermagem capacita enfermeiros para atuar de forma eficiente e eficaz na área da saúde e desenvolver competências básicas para a assistência, o ensino, pesquisa e gestão de serviços.

 

 



OBJETIVOS

Descrever a experiência adquirida ao integrar um programa de docência internacional.



MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa descritiva, narrativa do tipo relato de experiência, com a finalidade de descrever o Programa de especialização em enfermagem nas cidades de Lima, Cusco, Iquitos e Chiclayo no Peru com início em abril de 2016 permanecendo até os dias atuais. O estudo tem também a sustentação científica baseada em referências bibliográficas encontradas na Biblioteca Virtual em Saúde.



RESULTADOS

 Esta vivência permitiu relatar os desafios encontrados ao se lecionar em outro país com diferenças peculiares do idioma, fatores culturais, econômicos, próprios da profissão de enfermagem e sistema de saúde. A programação do curso se iniciou entre o final do ano de 2015 e início de 2016. Para a sua abertura e organização, foram necessários o reconhecimento das exigências Nacionais do Ministério da Educação e do Colegio de Enfermeros Peruanos, no que se diz respeito a: documentação para a inscrição; carga horária, conteúdo ministrado, requisitos para a docência, métodos de avaliação; carga horária para estágios; métodos avaliativos; metodologia de ensino; referências bibliográficas; trabalho de conclusão de curso e certificação. As primeiras turmas tiveram a conclusão em fevereiro de 2017 nas cidades de Lima e Cusco com um total de 125 alunos formados. Em abril de 2018, iniciaram novas turmas em quatro cidades, composta por enfermeiros de diferentes províncias do país, onde alguns alunos chegam a viajar de 8 a 12 horas para se capacitarem. Neste ano de 2019, formaremos 176 alunos. O curso é oferecido por encontros que acontecem uma vez ao mês, aos sábados e domingos com carga horária de 20 horas-mês. Ao término de cada curso são realizadas Mostras Científicas com apresentação dos trabalhos de conclusão. Este programa de especialização gerou o Primeiro Congresso Internacional de Especialidades que será realizado em Cusco em setembro de 2019.



CONCLUSÃO

Como contribuições, esperamos estimular e intensificar a mobilidade internacional especialmente no âmbito da pós-graduação/especialização, considerando a sua importância para o aperfeiçoamento da profissão e a excelência do ensino superior brasileiro por meio do intercâmbio científico e cultural no exterior.



Palavras-chave:
 especialização , ensino, central de material, sala de recuperação, centro cirurgico